Está acontecendo neste sábado e domingo (03/12 e 04/12) a XXV Assembleia do COMIRE Leste 2 em Belo Horizonte na casa das Irmãs Sacramentinas. Estão presentes representantes de várias dioceses, a saber: CARATINGA, DIVINÓPOLIS, BELO HORIZONTE, SÃO MATEUS, ITABIRA-CEL.FABRICIANO, GUANHÃES, COLATINA E ITUITABA.
A assembleia deste ano conta com a presença do Padre Camilo Pauletti, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, ele com seu ardor missionário aceitou o convite para colaborar na reflexão do tema: Secularização e Missão.
Dom Lanza convida para o Congresso Missionário
IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA
ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO
GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO
sábado, 3 de dezembro de 2011
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Novena Missionária
Nos dias 14 à 22 de outubro a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Conceição do Mato Dentro, Diocese de Guanhães – MG, realizou a Novena Missionária proposta pelas Pontifícias Obras Missionárias. A cidade foi divida em 5 setores e cada um representou um Continente que foi caracterizado por uma cor. A Bandeira de Cor Verde representando o Continente Africano, a de cor Vermelha, o Continente Americano, a de cor branca representando a Europa, de cor amarela o Continente Asiático e a bandeira de cor azul representado a Oceania. Durante a novena teve boa participação dos fiéis e o ápice da novena se deu com a Celebração Eucarística no dia 23 de outubro às 19 h no Santuário do Bom Jesus que ficou super lotado com a participação da comunidade. Enriquecendo ainda mais a nossa celebração, tivemos a graça de receber a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, patrona dos Conselhos particulares das Conferências Vicentinas, trazida pelo Conselho Particular de Guanhães. Encerramos as nossas atividades com o compromisso de nos próximos 365 dias ANUNCIARMOS JESUS, O RESSUSCITADO E REDENTOR DOS HOMENS E DAS COISAS. Que Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, Patronos da Missão nos ajudem a sermos cada vez mais fiéis à nossa Missão e comprometidos com a causa do Evangelho.
Pe. Dilton Maria Pinto
Pároco e Reitor do Santuário
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2011
Louvado seja Deus pela Jornada Mundial da Juventude 2011... Foi uma experiência única, de muitos desafios e renúncias, mas principalmente de muita amizade. Posso dizer que a amizade foi o meu sustento durante a Pré-Jornada vivida na cidade de Valência. Os dias vividos com toda a delegação da Região Sudeste do Brasil, mas principalmente com os amigos-irmãos Tiago, Fabiano e Rodrigo foram de grande valia, pois experienciamos a fraternidade missionária em sua complexidade, a diversidade da alimentação, o longo caminho até o metrô, a saudade do Brasil, tudo se tornou intenso, porém, mantínhamos firmes porque tudo era oferecido pela missão, o chão do ginásio que dormimos durante 5 dias, o banho frio, tudo transformado em preces e Deus nos sustentando e a amizade ajudando nesse processo.
Lembro-me que não ousávamos reclamar das coisas, diversas vezes lembramos das inúmeras crianças que sequer comiam naquele dia. Em Valência não tivemos o contato com as famílias da Diocese; agosto é período de férias e muita gente devido o calor se retira para regiões montanhosas ou praias, então, muitas casas estavam fechadas, contudo, aconteciam as missas, as visitas em pontos turísticos e culturais da cidade e sempre na praça principal tinha uma programação.
Fomos para Madri, aguardar anciosamente a presença do sucessor de Pedro, o Papa, aquele que chegaria para dar o abraço de Deus a todos os jovens. O calor era intenso, Madri foi povoada com o mundo inteiro, gente de todos os cantos do mundo à espera do Papa Bento XVI.
Um momento marcante foi a sua chegada, pois, ficamos durante 6 horas esperando por sua chegada, a pele já refletia a luminosidade do sol, enquanto isso os bombeiros nos alegravam com um jato bom de água. Eis que é chegada a hora... Bem de pertinho vimos o Papa, é ai que meu coração e de todos os jovens que lá estavam acelerou intensamente e as lágrimas rolaram em sinal de gratidão a Deus por ter vivido tal momento.
Em Madri, tudo é muito bonito mesmo: a beleza da cidade ajudou muito no cenário da Jornada. Triste foi saber que nem todos os espanhóis eram a favor da jornada; por outro lado, toda gente estava feliz em participar dessa.
Os shows brasileiros foram marcantes; as catequeses brasileiras também e a grande alegria foi o anúncio do Papa ao falar que em 2013 estaremos reunidos no Rio de Janeiro!
Façamos valer o lema da JMJ 2013 desde agora, que Jesus nos dê coragem de assumirmos nosso batismo e fazermos discípulos-missionários todos os povos!
Jovens missionários, sempre solidários.
Érica Júlia
SOS ÁFRICA
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região nordeste do continente, conhecida como Chifre da África (Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia).
A região, principalmente a Somália, passa pela seca mais intensa dos últimos 60 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da fome na região.
Ainda segundo os dados, o Chifre da África vem sofrendo nos últimos meses, além da seca, com a fome, conflitos e a alta dos preços dos alimentos. A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome.
Cerca de 400 mil refugiados somalis, quase 5% de toda a população do país, encontram-se acampados em Mogadíscio e áreas ao redor. Aproximadamente 100 mil pessoas chegaram somente em junho e julho, segundo a ONU.
Um novo relatório da Organização Católica para a Solidariedade e ajuda humanitária sublinha que "a cada 11 semanas", dez por cento das crianças somalis com menos de cinco anos "perde a vida".
O ‘Situation report' da Cáritas Somália, enviado à agência Fides, do Vaticano confirmou que "as estruturas de saúde da Somália estão a tentar enfrentar a chegada maciça de deslocados internos que estão a lotar os centros urbanos em busca de assistência".
Para reverter essa situação, você pode contribuir com campanha da CNBB e Cáritas, em favor das vítimas no Chifre da África, através de doações de qualquer valor.
Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16
Mais informações: http://www.caritas.org.br/
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Padre em Jejum por tempo indeterminado em Itabira, MG, Brasil.
Itabira, MG, Brasil, 13 de junho de 2011, às 23:20h.
O padre José Geraldo de Melo, vigário episcopal da Região Pastoral I da Diocese de Cel. Fabriciano e Itabira, MG, está acompanhando a luta das 300 famílias da Ocupação Drumond, de Itabira, que, após morar no bairro Drumond por 11 anos, estão ameaçadas de despejo. O último prazo dado pelo juiz foi 31 de agosto de 2011. As famílias dos sem-casa, ameaçadas de despejo, estão acampadas na frente de prefeitura de Itabira há 20 dias e estão dispostas a continuar, por tempo indeterminado, até que o prefeito assuma o compromisso de desapropriar a área ou fazer casas dignas para assentar as 300 famílias.
Padre José Geraldo de Melo. | Considerando a insensibilidade do prefeito João Izael, comovido com o sofrimento do povo – com crianças, idosos e pessoas doentes – dormindo há 20 noites sob um frio estarrecedor nas noites itabiranas, e indignado com a injustiça que é jogar 300 famílias na amargura da rua, o Padre José Geraldo de Melo iniciou um jejum à zero hora do dia 10 de junho (madrugada de sexta-feira), por tempo indeterminado. Amanhã, dia 14/06 será o 5º dia de jejum do padre José Geraldo. Outras pessoas estão aderindo ao jejum também. |
Padre José Geraldo espera, com o jejum, sensibilizar o prefeito João Izael, o poder judiciário, as autoridades públicas e a sociedade em geral para que o direito constitucional à moradia chegue, no chão da vida, para as 300 famílias que resistem bravamente no Acampamento Drumond, em frente à prefeitura da cidade do poeta maior: Carlos Drumond de Andrade.
Em Carta datada do dia 08/06/2011, o bispo Dom Odilon, reiterou irrestrito apoio à luta justa e legítima dos pobres da Comunidade Drumond. Dom Odilon cobra do prefeito de Itabira e das autoridades públicas sensibilidade humana e compromisso com uma saída justa e digna para o conflito que atinge fortemente as 300 famílias de Drumond.
Contato:
Padre José Geraldo de Melo, cel.: 031 8727 0021
Frei Gilvander Moreira, cel.: 031 9296 3040.
Adilson, cel.: 031 8656 9616
Joviano Mayer, cel.: (31) 8815 4120
ASSINAM essa NOTA:
Secretariado Diocesano de Pastoral
Grupo de Apoio de Ipatinga
Associação dos Moradores do Bairro Drumond
Brigadas Populares – http://www.brigadaspopulares.org.br/
Comissão Pastoral da Terra – CPT – http://www.cptmg.org.br/
Mandato do Deputado Federal Padre João
LEIA MAIS: http://www.lestemais.com.br/Noticia.asp?id_noticia=10436
LEIA MAIS: http://www.lestemais.com.br/Noticia.asp?id_noticia=10436
sábado, 16 de abril de 2011
Encontro de Formação para coordenadores diocesanos de IAM e JM
Aconteceu em Belo Horizonte nos dias 16 e 17 de abril na casa de retiro Cenáculo, o retiro foi assessorado por Padre André, secretário nacional da IAM, das Pontifícias Obras Missionárias. Estão representadas as (Arqui) Dioceses de: Montes Claros, Paracatu, Mariana, Itabira-Cel. Fabriciano, Campanha, Belo Horizonte e Pouso Alegre. Neste encontro de formação foi falado muito sobre o dinamismo do coordenador, assessor em sua diocese, bem com a criatividade das crianças, adolescentes e jovens sendo protagonistas na evangelização. Cada diocese teve a oportunidade de falar sobre sua realidade bem como partilhar datas importantes da IAM e JM para o ano de 2011. É tempo de sermos profetas, a igreja carece de profetas e profetisas que evangelizam com amor e gratuidade. O encontro encerrou-se às 12h do domingo. Cada um foi para sua diocese no intuito de fazer valer a ação evangelizadora proposta neste encontro.
sábado, 2 de abril de 2011
Retiro Espiritual Missionario em Januária
Aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de abril de 2011, o 2° Retiro Espiritual Missionário na Diocese de Januária, assessorado por Pe. Mosconi. O retiro contou com a presença de aproximadamente 800 missionarios, vindos das diversas Paróquias da Diocese. Toda a reflexão do retiro foi iluminada pelo evagelho de Matheus, que retrata a missão de Jesus, pois conhecendo a missão do Pai, é possível realizar Santas Missões Populares com exatidão.
sábado, 12 de março de 2011
Aconteceu em Caratinga nos dias 12 e 13 de março de 2011, o primeiro encontro de formação da JM.
Os jovens estavam entusiasmados pela implantação da JM vieram de diversas paróquias com o intuito de conhecer e experenciar a missão de Jesus na JM.
O encontro contou com a participação de irmãs e padres que marcaram presença no encontro.
A Diocese de Caratinga vive em estado de missão, é uma prioridade em todas as pastorais, a IAM já é uma realidade, assim fica mais fácil o andamento da JM.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)