Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2011

 
Louvado seja Deus pela Jornada Mundial da Juventude 2011... Foi uma experiência única, de muitos desafios e renúncias, mas principalmente de muita amizade. Posso dizer que a amizade foi o meu sustento durante a Pré-Jornada vivida na cidade de Valência. Os dias vividos com toda a delegação da Região Sudeste do Brasil, mas principalmente com os amigos-irmãos Tiago, Fabiano e Rodrigo foram de grande valia, pois experienciamos a fraternidade missionária em sua complexidade, a diversidade da alimentação, o longo caminho até o metrô, a saudade do Brasil, tudo se tornou intenso, porém, mantínhamos firmes porque tudo era oferecido pela missão, o chão do ginásio que dormimos durante 5 dias, o banho frio, tudo transformado em preces e Deus nos sustentando e a amizade ajudando nesse processo.
Lembro-me que não ousávamos reclamar das coisas, diversas vezes lembramos das inúmeras crianças que sequer comiam naquele dia. Em Valência não tivemos o contato com as famílias da Diocese; agosto é período de férias e muita gente devido o calor se retira para regiões montanhosas ou praias, então, muitas casas estavam fechadas, contudo, aconteciam as missas, as visitas em pontos turísticos e culturais da cidade e sempre na praça principal tinha uma programação.
Fomos para Madri, aguardar anciosamente a presença do sucessor de Pedro, o Papa, aquele que chegaria para dar o abraço de Deus a todos os jovens. O calor era intenso, Madri foi povoada com o mundo inteiro, gente de todos os cantos do mundo à espera do Papa Bento XVI.
Um momento marcante foi a sua chegada, pois, ficamos durante 6 horas esperando por sua chegada, a pele já refletia a luminosidade do sol, enquanto isso os bombeiros nos alegravam com um jato bom de água. Eis que é chegada a hora... Bem de pertinho vimos o Papa, é ai que meu coração e de todos os jovens que lá estavam acelerou intensamente e as lágrimas rolaram em sinal de gratidão a Deus por ter vivido tal momento.
Em Madri, tudo é muito bonito mesmo: a beleza da cidade ajudou muito no cenário da Jornada. Triste foi saber que nem todos os espanhóis eram a favor da jornada; por outro lado, toda gente estava feliz em participar dessa.
Os shows brasileiros foram marcantes; as catequeses brasileiras também e a grande alegria foi o anúncio do Papa ao falar que em 2013 estaremos reunidos no Rio de Janeiro!
Façamos valer o lema da JMJ 2013 desde agora, que Jesus nos dê coragem de assumirmos nosso batismo e fazermos discípulos-missionários todos os povos!
                                                                                              Jovens missionários, sempre solidários.
                                                                                                                                        Érica Júlia

SOS ÁFRICA

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região nordeste do continente, conhecida como Chifre da África (Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia).

A região, principalmente a Somália, passa pela seca mais intensa dos últimos 60 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da fome na região.

Ainda segundo os dados, o Chifre da África vem sofrendo nos últimos meses, além da seca, com a fome, conflitos e a alta dos preços dos alimentos. A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome.

Cerca de 400 mil refugiados somalis, quase 5% de toda a população do país, encontram-se acampados em Mogadíscio e áreas ao redor. Aproximadamente 100 mil pessoas chegaram somente em junho e julho, segundo a ONU.

Um novo relatório da Organização Católica para a Solidariedade e ajuda humanitária sublinha que "a cada 11 semanas", dez por cento das crianças somalis com menos de cinco anos "perde a vida".

O ‘Situation report' da Cáritas Somália, enviado à agência Fides, do Vaticano confirmou que "as estruturas de saúde da Somália estão a tentar enfrentar a chegada maciça de deslocados internos que estão a lotar os centros urbanos em busca de assistência".

Para reverter essa situação, você pode contribuir com campanha da CNBB e Cáritas, em favor das vítimas no Chifre da África, através de doações de qualquer valor.

Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16

Mais informações: http://www.caritas.org.br/

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA