Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

quarta-feira, 19 de março de 2014

EDIJAM LESTE 2

     Assessores da IAM e JM do Regional Leste 2 reúnem-se para encontro de formação

Aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de março de 2014, na casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, em Belo horizonte, MG, o “Encontro de Formação para Coordenadores Diocesanos da IAJM (EDIJAM), promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias, em parceria com o Conselho Missionário Regional (COMIRE) da Região Leste 2 (Minas Gerais/Espirito Santo) da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro foi assessorado pelo Secretário Nacional as Infância Missionária, Pe. André Luiz Negreiros e contou com a participação de 28 representantes de 12 Dioceses, bem como dos coordenadores estaduais da Infância, Adolescência e Juventude Missionária e da coordenação do COMIRE.

Os participantes se reuniram para se informar, estudar, meditar, refletir a prática e fortalecer a articulação e cooperação missionária. Os temas abordados foram Comunicação e Missão, Campanha da Fraternidade de 2014: Fraternidade e Tráfico Humano com um enfoque além-fronteiras. Também foi apresentada a organização da 2ª Jornada da IAM, que acontecerá em todas as Dioceses do Brasil, com o tema ” IAM da América a serviço da missão na África” com o lema : “Vocês são meus amigos”. Na oportunidade também foi falado sobre o 1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que acontecerá nos dia 23, 24 e 25 de maio em Aparecida, SP com o objetivo geral de celebrar em nível de América o ano da Pontifícia Obra da Infância Missionária.

Pe. André recorda inicialmente que o maior comunicador de todos os tempos, o Nosso Senhor Jesus Cristo e seus discípulos não dispunham de meios e organismos tecnológicos para transmitir a mesma mensagem que transmitimos hoje e faz chama atenção se realmente estamos fazendo bom uso dos meios que nos são favoráveis. Ressalta ainda que mesmo a Igreja estando inserida em redes sociais, meios de comunicação de massa dentre outros, a comunicação ainda não é tão eficaz.

Para Nicácio, assessor da IAM na Diocese de Guanhães, MG, o encontro foi de grande valia “Apesar de nossas dificuldades, e barreiras que nos leva a desistir, as orações recheadas de fé e vida, a partilha de vida com ações concretas que nos leva a olhar para nossas atitudes paroquiais e diocesanas, nossas bases da IAM e JM. A unidade e compartilhamentos, injeta sangue novo em nossas veias, motivando a continuar e fortificando a lutarmos por uma vida digna e abundante.”

Gabriela Almeida coordenadora estadual da Juventude Missionária do Espirito Santo afirma: “estarmos reunidos enquanto Regional Leste 2, proporciona a troca de experiências e fortalecimento para vivenciar e nos dedicarmos ainda mais a caminhada com a Infância, Adolescência e Juventude Missionária.”

Cida Alves
Coord. do COMIRE LESTE 2

Encontro de jovens destaca importância da missão

Jovens de Barão de Cocais (MG) participaram de encontro de formação nos dias 15 e 16 deste mês. O encontro, que teve como tema “Juventude e Missão”, aconteceu na paróquia São João Batista. O objetivo da iniciativa era motivar e incentivar a ação missionária nas pastorais juvenis existentes nas paróquias da cidade, bem como propor a criação da Juventude Missionária na paróquia que recebeu o encontro.
Cerca de 100 jovens participaram das atividades e viveram a experiência de serem hospedados na casa de famílias da comunidade, o que favoreceu o gosto e interesse pela missão. Pedro, um dos participantes, afirmou que encontros como estes dão sentido à vida do jovem e o ajuda a perseverar no caminho.
O encontro foi assessorado por Érica Júlia, coordenadora da Juventude Missionária (JM) de Minas Gerais, e Cida Alves, coordenadora do Conselho Missionário Regional (Comire) Leste 2 da CNBB que deu sua contribuição missionária discorrendo sobre o tema: "Não podemos nos calar diante do que vimos e ouvimos". (At. 4,20) e também sobre o sentido da vida. Para Cida Alves, dar um sentido verdadeiro à vida na juventude, ajuda o jovem a fazer da vida uma missão.
Marllon Vaz, jovem da Pastoral da Juventude também contribuiu com seu testemunho: "depois que a gente entende que pode ser missionário onde se está inserido, vemos que a missão só tende a nos unir e nos fazer mais felizes".
O pároco Padre Sena, muito feliz, afirmou que não se mede a juventude pela idade, mas pela intensidade de amor com que se vive, com muito amor ele aposta na juventude e em toda sua força e vigor e conta com o nascimento de um grupo de Juventude Missionária na paróquia.
O encontro contou com a importante presença e colaboração de membros da Pastoral Familiar e também da Pastoral da Criança. Os grupos cuidaram da infraestrutura e ajudaram na realização da atividade.
Érica Júlia
Comunicação COMIRE Leste 2


FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA