Por Eurípedes Júnior
O Conselho Missionário Regional (Comire) Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) realizou, nos dias 19 a 21 de setembro, a sua XXVIII Assembleia. O encontro que contou com a presença de representantes de 16 dioceses, aconteceu no Centro de Formação Martina Toloni, na cidade de Vila Velha (ES). Participaram também, membros do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM).
O tema de formação foi apresentado pelo padre Sidnei Márcio Dornelas, CS, assessor da comissão Episcopal para Missão Continental da CNBB que refletiu sobre a Exortação Apostólica do papa Francisco,Evangelii Gaudium. “A ação missionária é paradigma de toda obra da Igreja. A dimensão paradigmática nos faz rever todas as estruturas da evangelização, rever a nossa visão de Igreja. A intenção do papa Francisco é analisar o Concílio Vaticano II propondo ações para colocá-lo em prática. Não é a Igreja que tem uma missão, mas é a missão que tem uma Igreja”, enfatizou o padre ao destacar a necessidade da Nova Evangelização.
“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (cf. EG 1).
O encontro teve como objetivo partilhar, articular e avaliar a caminhada missionária do Regional Leste 2, tendo como animação missionária à luz da Exortação Apostólica do papa Francisco. A programação incluiu momentos dinâmicos, participativos e com vários testemunhos missionários. Para Maria do Carmo Novo, leiga consagrada e membro do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) de Cachoeiro de Itapemirim (ES), a Assembleia teve uma importância muito grande, pois “destacou a alegria do Evangelho, orientações do papa Francisco e isso nos leva a fazer o mesmo caminho de Cristo, sempre com o ardor missionário”, afirmou. “O conteúdo foi de excelente qualidade, onde pudemos aprimorar ainda mais os nossos conhecimentos, trocar experiências, avançar e amadurecer no campo da missão”, complementou.
Satisfeito com a participação e com ação da equipe executiva do Comire, Dom José Lanza Neto, bispo de Guaxupé (MG) e referencial para a missão no Regional Leste 2, sublinhou que, “não podemos perder o espírito, a mística, pois se a perdermos não chegaremos a nada com nossos trabalhos de evangelização. O que tem que aparecer é a mística”, finalizou.
Na oportunidade, o Regional sinalizou ações para o ano de 2015, entre elas o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, a ser realizado de 09 a 12 de julho na cidade de Belo Horizonte.
Fonte: pom.org.br