Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Comina estuda orientações para articular a dimensão missionária da Igreja

Fonte: www.pom.org.br
Por Jaime C. Patias   
07 / Abr / 2014 08:00
Elaborar um guia com orientações básicas para a animação missionária da Igreja no Brasil foi o principal objetivo da 31ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina). Realizado neste final de semana, dias 04 a 06, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, o evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), bispos referenciais para a Ação Missionária nos regionais da CNBB e representantes de organismos e instituições missionárias no Brasil, membros do Comina.
“Foi um momento enriquecedor para a caminhada missionária do Brasil”, avalia dom Armando Gutiérrez, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, e bispo de Bacabal (MA). Ele destaca a participação de onze bispos referencias para a missão nos regionais. Com relação aos pontos fortes na programação, dom Armando, aponta a reflexão sobre os seminaristas uma vez que o futuro da Igreja passa pela formação dos padres. “Precisamos de presbíteros discípulos missionários”, recorda. Outro momento significativo foi “a elaboração de um referencial para unir e orientar todas as forças missionárias. Além disso, a partilha das atividades e desafios, esperanças e conquistas nos regionais deixou os participantes mais animados pela importância que a missão tem na Igreja”.
Entre os desafios, dom Armando sublinha o valor dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis) em todas as dioceses como organismos de união e articulação; a abertura das dioceses para a missão além-fronteiras e universal; e o investimento na formação e espiritualidade missionária.
Segundo a secretária executiva do Comina, Irmã Dirce Gomes da Silva, houve um avanço na construção do texto base sobre a animação missionária no Brasil. “Pelos trabalhos da Assembleia e as contribuições dos regionais e organismos percebe-se a importância de oferecer orientações mais claras para animar e articular a dimensão missionária da Igreja”. Para a secretária, o crescimento dos Comidis em todo o país, revela uma maior consciência missionária, em especial na animação e articulação. “Isso foi demonstrado pelas avaliações sobre a Assembleia onde a grande maioria achou que foi ótima. É um sinal de que os Comires e os organismos estão comprometidos com a Missão”, observa. A religiosa falou ainda dos projetos além-fronteiras no Haiti, Timor Leste e Guine Bissau, que são contribuições concretas do Brasil com a missão universal.
Os trabalhos encerraram com uma breve celebração de envio conduzida por dom Sergio Braschi, presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e presidente do Comina. “Ide com renovado entusiasmo a fim de testemunhar com alegria as maravilhas do Reino através do serviço missionário”, dizia uma parte do roteiro.
A 32ª Assembleia do Comina foi agendada para os dias 06 a 08 de março de 2015.

Assembleia do Comina debate formação missionária para seminaristas


Imprimir
E-mail
FONTE: www.pom.org.br
Por Assessoria de Imprensa   
05 / Abr / 2014 12:04
O Papa Francisco vem insistindo para colocar todas as atividades de evangelização em chave missionária. Os presbíteros são lideranças fundamentais nessa tarefa. Levando-se em consideração esse aspecto, a Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina) abriu seus trabalhos, na noite desta sexta-feira (04), com um debate sobre a formação missionária dos futuros presbíteros.
Assembleia reúne na seda das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, cerca de 50 pessoas, entre coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), bispos referenciais para a Ação Missionária nos regionais da CNBB e representantes de organismos e instituições missionárias no Brasil.
O encontro iniciou com uma missa presidida pelo secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner que motivou os participantes a partirem de Jesus Cristo. “A nossa vida é missão, a vocação da Igreja é a missão. Nós anunciamos uma pessoa, Jesus cristo, uma esperança, um horizonte, um sentimento que nasce das relações”, disse o bispo.
Ao declarar aberta a Assembleia, o presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e presidente do Comina, dom Sergio Braschi, recordou que este organismo tem por tarefa “articular todas as forças missionárias, alcançar uma maior unidade e eficácia operativa na animação e cooperação missionária. Para evitar concorrências e paralelismo, a Conferência Episcopal se serve do Comina para programar, executar e rever as principais atividades de cooperação em nível nacional”, destacou dom Sergio citando o documento sobre a Cooperação Missionária (Cooperatio Missionalis, n.12).
Formação missionária para presbíteros
Padre Jaime C. Patias, explicou a finalidade da Pontifícia União Missionária. “Educar a sensibilização missionária dos sacerdotes, dos seminaristas, dos membros dos Institutos masculinos e femininos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, e dos seus candidatos, bem como dos missionários leigos comprometidos com a missão universal” (Cooperatio Missionalis, n. 4). A Missão deve estar no coração e na vida do presbítero para que deixe transparecer em tudo a natureza missionária da Igreja numa dimensão universal.
Em seguida, os coordenadores dos Comires relataram o que cada Regional realiza com relação à formação missionária dos presbíteros. Alguns contam com o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise). A realidade apresentada sinaliza para uma maior organização e articulação do Comise nas dioceses e regionais. Considerando que no Brasil, compete aos Conselhos Missionários diocesanos e regionais (Comidi e Comire) programar as principais atividades de formação, animação e cooperação missionária, a Obra da União Missionária precisa somar forças com esses organismos também na organização dos Comises. A maior dificuldade, contudo, é chegar aos seminários que ainda não têm Comise. Os Comires podem fazer essa mediação.
Nesse sentido, o Centro Cultural Missionário (CCM) em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias e a Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, realizará no mês de julho, em Brasília (DF), a 7ª Formação Missionária para Seminaristas e Jovens Presbíteros (Formise). Além disso, alguns regionais promovem formações e experiências missionárias com seminaristas.
O principal trabalho na pauta da Assembleia é a elaboração das diretrizes para a animação missionária no Brasil. Neste sábado (05), os participantes da Assembleia, organizados os em grupos, debatem o texto base e fazem as suas contribuições.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Espiritualidade e Missão é tema do curso de Missiologia para animadores missionários

Por Cida Alves
31/03/2014
Fotos: Célia Costa

            Aconteceu nos dias 29 e 30 de março, na ARPAS, em Monlevade, o I Módulo do Curso de Missiologia para Animadores Missionários da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano.
         O curso contou com a presença de 45 participantes, vindos de 12 Paróquias da Diocese. O assessor foi Padre Paulo Sérgio Soares (Pe. Paulinho), da Arquidiocese de Belo Horizonte, que proferiu com entusiasmo o tema proposto. Enfatizou que "a missão cristã não tem lugar nem hora para acabar; precisa ser levada adiante, até os confins do mundo e até o final dos tempos. A espiritualidade torna-se força e luz e alimenta o caminheiro. As certezas evaporam. A única segurança é que Ele está conosco até a consumação dos séculos."
          A noite do sábado teve espaço para um momento de confissão comunitária, bem como interação com os participantes do encontro do SAV. 
           Esse curso abriu várias janelas em mim com relação ao ser humano, aprendi mais sobre discernimento e a valorizar mais a pessoa humana, pois todos têm seu valor, afirmou o jovem Marcos Vinícius, paróquia São Sebastião, Timóteo.
            Domingo de manhã começou com a missa. Esses momentos de oração enriqueceram os participantes que vivenciaram.




FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA