Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Primeiro Congresso Americano da IAM: “Crianças e adolescentes à serviço da Missão”



O Brasil se prepara para acolher o Primeiro Congresso da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Com o tema "IAM da América a serviço da Missão" e o lema "Vocês são meus amigos" (Jo 15,14), o evento se realiza de 23 a 25 de maio em Aparecida (SP) e pretende reunir cerca de 700 responsáveis e coordenadores da IAM de toda a América. Para participar o coordenador deve ter feito pelo menos dois anos de caminho com IAM e ter 18 anos. O Brasil participa com 500 membros.

Segundo dados enviados a Fides pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil, que promovem o evento, dos 180 milhões de latino-americanos menores de 14 anos, cerca de 70 milhões vivem na pobreza e quase 30 milhões na miséria. Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), 168 milhões de crianças trabalham. Desse número, 120 milhões trabalham a tempo integral e 70 milhões estão expostos a trabalhos arriscados ou considerados perigosos. 72,6% das crianças não têm direitos e não possuem acesso a escolas ou centros de saúde. Esta situação provoca o aumento da população infantil no mercado de trabalho ilegal e a exploração infantil.

FONTE: Agência Fides - 15/05/2014

Paróquia de Ecoporanga (ES) realiza encontro de IAM

Por Gabriela Almeida

     A paróquia de Ecoporanga, diocese de São Mateus (ES) caminha com a Infância e Adolescência Missionária há alguns anos, mais deseja que mais grupos sejam criados na paróquia. Foi neste objetivo que na manhã do sábado, dia 17 de maio aconteceu à formação com 32 pessoas : Os que já têm caminhada na IAM, junto dos novos participantes, incluindo crianças, adolescentes e assessores dispostos a formar novos grupos.
   O encontro iniciou-se com uma oração missionária realizada pela paróquia. A coordenadora diocesana da Infância e Adolescência Missionária (Regina Vago) e da Juventude Missionária no estado (Gabriela Almeida), assessoraram o encontro apresentando os seguintes temas: História da IAM, Carisma, Metodologia, Cofrinho Missionário e Programa de Vida da IAM.
     Para Agda Veronica Raasch, assessora da IAM na paróquia o encontro foi especial: “Todos gostaram e admiraram muito. Estão de parabéns. Pena que o tempo foi pouco.”
     O encontro encerrou-se com agradecimentos e oração pelo I Congresso Americano da IAM que acontece na próxima semana em Aparecida (SP).

quinta-feira, 8 de maio de 2014

FELIZ DIA DAS MÃES


Diocese de Itabira reúne assessores da IAM em encontro de formação



Aconteceu nos dias 03 e 04 de maio, em João Monlevade, Diocese de Itabira, Minas Gerais, um encontro de Aprofundamento para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O encontro foi assessorado pelo padre André Luiz Negreiros, Secretário Nacional da IAM.

A formação, organizada pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), com o apoio do secretariado de pastoral, teve por objetivo motivar, aprofundar e articular a IAM na diocese. Participaram do encontro 38 pessoas de 10 paróquias.

Na oportunidade foi eleita a equipe de articulação diocesana da IAM composta por representantes das três regiões pastorais, para dar prosseguimento na articulação e formação da IAM em toda Diocese.

Sandra Bonine, da Paróquia Santo Antônio, de Coronel Fabriciano, foi eleita coordenadora diocesana da IAM. Segundo a nova coordenadora, será um tempo de esperança na diocese, “há vários grupos, mas que não estão caminhando em sintonia, agora teremos oportunidade de darmos passos e conto com a equipe de articuladores dos regionais”., declarou Sandra.

O bom êxito do encontro se deu pelo dinamismo, alegria, entusiasmo dos participantes, a sabedoria e presteza do Pe. André que esclareceu as dúvidas e motivou-os a difundir a IAM e também a presença dos candidatos ao diaconato permanente.


Para o COMIDI foi um grande passo na articulação missionária na Diocese, uma vez que esse encontro foi a concretização de um dos compromissos assumidos no último retiro missionário diocesano, além de ser um passo a mais na colaboração da Igreja local com a missão universal.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Diocese de Caratinga acolhe encontro de formação para Juventude Missionária

Fonte: pom.org.br
Por Assessoria de Imprensa   
30 / Abr / 2014 18:29
Motivados pelo apelo do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em sair dos ambientes favoráveis das reuniões e viver a missão um pouco mais além, a diocese de Caratinga (MG) acolheu, nos dias 25 e 26 de abril, o encontro da Juventude Missionária (JM), nível 1.
Motivar os jovens a iniciarem o grupo de Juventude Missionária em suas paróquias, formar e informar sobre a missão da juventude inserida nos diversos grupos existentes na diocese (Pastoral da Juventude, Ministério Jovem, Renovação Carismática Católica e Juventude Missionária), foram alguns dos objetivos do evento.
O encontro reuniu jovens de várias paróquias da diocese e iniciou com uma reflexão sobre o chamado de Samuel, que sendo jovem, assumiu a missão de Deus. Da mesma fora, a juventude hoje é convidada a responder com alegria esse chamado.

Destacando os verbos escutar, seguir e anunciar, Aparecida Alves, coordenadora do Conselho Missionário Regional (Comire) Leste 2 da CNBB, abordou o tema “Juventude e Missão”, a partir do princípio da universalidade da missão e do sentido de viver. “A Missão nos faz mais humanos e dá um sentindo verdadeiro à nossa vida”, afirmou Cida Alves.
Para dinamizar o encontro, antes de falar sobre a Juventude Missionária propriamente dita, Érica Júlia, coordenadora da JM no estado de Minas Gerais, discorreu sobre as portas da juventude e os novos sujeitos do mundo contemporâneo. Destacou as portas do prazer, da violência e das drogas, do culto ao corpo, da religião, da liberdade, do presente e do futuro e do mundo virtual que fazem parte da juventude. Falou ainda das “frestas” pelas quais a juventude de hoje vê.
Para Bruna Sthefany Gomes, 17 anos, de Piedade de Caratinga, o encontro ajudou ter outra visão de missão. “Agradeço a Deus por ter me dado essa grande oportunidade de participar desse encontro, conhecer o trabalho da Juventude Missionária e querer ser missionária mais verdadeiramente.”
Foram apresentadas as outras atividades da Obra da Propagação da Fé, (Famílias Missionárias, Grupos de Animação, Idosos e Enfermos Missionários) bem como das demais Obras Pontifícias. Ao conhecer todo o conteúdo da JM os participantes ficaram responsáveis de dar a boa notícia às suas paróquias com o desejo de implantar grupos em toda a diocese de Caratinga.
“A missão é universal. Atrás das montanhas de Minas Gerais têm o mundo inteiro que precisa ser evangelizado. Somos jovens em estado permanente de missão”, afirmou padre Júlio César de Souza Pereira, coordenador do Conselho Missionário de Caratinga. Ele estava feliz pelo êxito do encontro e animado em promover a implantação da JM nas Paróquias.
Com informações da JM em Minas Gerais.

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA