Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Comire Regional Leste 2 realiza Assembleia

Por Eurípedes Júnior   
O Conselho Missionário Regional (Comire) Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) realizou, nos dias 19 a 21 de setembro, a sua XXVIII Assembleia. O encontro que contou com a presença de representantes de 16 dioceses, aconteceu no Centro de Formação Martina Toloni, na cidade de Vila Velha (ES). Participaram também, membros do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM).
O tema de formação foi apresentado pelo padre Sidnei Márcio Dornelas, CS, assessor da comissão Episcopal para Missão Continental da CNBB que refletiu sobre a Exortação Apostólica do papa Francisco,Evangelii Gaudium. “A ação missionária é paradigma de toda obra da Igreja. A dimensão paradigmática nos faz rever todas as estruturas da evangelização, rever a nossa visão de Igreja. A intenção do papa Francisco é analisar o Concílio Vaticano II propondo ações para colocá-lo em prática. Não é a Igreja que tem uma missão, mas é a missão que tem uma Igreja”, enfatizou o padre ao destacar a necessidade da Nova Evangelização.
“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (cf. EG 1).
O encontro teve como objetivo partilhar, articular e avaliar a caminhada missionária do Regional Leste 2, tendo como animação missionária à luz da Exortação Apostólica do papa Francisco. A programação incluiu momentos dinâmicos, participativos e com vários testemunhos missionários. Para Maria do Carmo Novo, leiga consagrada e membro do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) de Cachoeiro de Itapemirim (ES), a Assembleia teve uma importância muito grande, pois “destacou a alegria do Evangelho, orientações do papa Francisco e isso nos leva a fazer o mesmo caminho de Cristo, sempre com o ardor missionário”, afirmou. “O conteúdo foi de excelente qualidade, onde pudemos aprimorar ainda mais os nossos conhecimentos, trocar experiências, avançar e amadurecer no campo da missão”, complementou.
Satisfeito com a participação e com ação da equipe executiva do Comire, Dom José Lanza Neto, bispo de Guaxupé (MG) e referencial para a missão no Regional Leste 2, sublinhou que, “não podemos perder o espírito, a mística, pois se a perdermos não chegaremos a nada com nossos trabalhos de evangelização. O que tem que aparecer é a mística”, finalizou.
Na oportunidade, o Regional sinalizou ações para o ano de 2015, entre elas o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, a ser realizado de 09 a 12 de julho na cidade de Belo Horizonte.
Fonte: pom.org.br

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

IAM e JM realizam formação na Diocese de Campanha

Fonte: jmissionaria.blogstpo.com

A cidade de Três Corações (MG) acolheu, nos dias 30 e 31 de agosto, um encontro de formação para Infância, Adolescência e Juventude Missionaria da Diocese de Campanha (MG). Os trabalhos tiveram a assessoria de Maria das Dores, coordenadora Estadual da IAM.

Na ocasião foram tratados temas como Historia e carisma da IAM, Formação Litúrgica, Metodologia da IAM e JM, Psicopedagogia das Idades, Espiritualidade Missionária , Perfil do coordenador, Perfil do Assessor,  Compromissos da IAM, entre outros.


Participaram da formação 68 pessoas das cidades de Careaçu, Cordislândia, Cambuquira, Varginha, Nepomuceno, Três Pontas, São Gonçalo do Sapucaí, Santana da Vargem e Itamonte. Contamos também com a presença de Marcelo, jovem Missionário da cidade de Belo Horizonte MG, que com seu testemunho, alegria e entusiasmo a todos contagiou.

Maria Júlia Tempesta Baratti
Coordenadora Diocesana da IAM

ASSEMBLEIA DO COMIRE LESTE 2


FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA