Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Encontro de Seminaristas da Província Eclesiástica de Mariana (MG) aprofunda tema da missão

Por João Luiz da Silva   
01 / Out / 2014 14:45
A província eclesiástica de Mariana (MG) realizou, entre os dias 26 e 28 de setembro, o seu 3º Encontro de Seminaristas. A reunião aconteceu num espírito de muita alegria e comunhão, no Seminário diocesano Nossa Senhora do Rosário na diocese de Caratinga (MG) e contou com a participação de 60 seminaristas provenientes da arquidiocese de Mariana e das dioceses de Caratinga, Governador Valadares e Itabira - Coronel Fabriciano.
O encontro também contou com a participação de alguns seminaristas vindos de Guanhães, Teófilo Otoni e Araçuaí, da província Eclesiástica de Diamantina. Neste ano, os futuros presbíteros refletiram sobre o tema “Espiritualidade e Missão”, que foi trabalhado pela Irmã Alzira Munhoz, CF, de Belo Horizonte.

Em sua apresentação, a religiosa recordou a mudança de paradigma ou uma “mudança de Era” vivida na atualidade. Segundo ela, está havendo “uma mudança de estrutura em relação ao homem, marcado pelo egocentrismo e pelo individualismo. Cada vez mais o homem se sente autossuficiente. E estas mudanças estão diretamente relacionadas às mudanças climáticas, políticas e econômicas, o que interfere na ação missionária, pois, ao sair em missão é quase impossível não se deparar com todas estas situações”.

A assessora chamou a atenção para a urgência de novas práticas missionárias, novas abordagens conceituais e metodológicas, assim como a importância de se cultivar a espiritualidade antes de sair em missão. “O mundo nos apresenta uma enorme desigualdade social que se concretiza entre os mais pobres. Responder a esses clamores implica em repensar e reprojetar a missão. Novos tempos exigem novas abordagens conceituais e metodologias, novas atitudes e estratégicas. Precisamos estar imbuídos de uma profunda espiritualidade missionária”, afirmou.

Outro aspecto importante ressaltado foi a questão da comunhão trinitária. Todo missionário deve sustentar a sua espiritualidade e a sua ação missionária na comunhão trinitária, pois, “a Trindade é missionária, uma vez que ela está em movimento”, afirmou a Irmã e complementou. “O missionário deve viver a alegria desta comunhão e aquele que estiver imbuído no movimento trinitário cumprirá bem sua missão”.

O Encontro dos Seminaristas da província Eclesiástica de Mariana é promovido todos os anos, pelos Conselhos Missionários dos Seminários (Comises) e tem como objetivo criar entre os seminaristas e suas Igrejas Particulares um espírito de unidade, bem como refletir sobre a dimensão missionária nas casas de formação. Além do caráter formativo, durante o Encontro são motivados momentos de convivência e troca de experiências. O 4º Encontro, no próximo ano, será na diocese de Itabira e Coronel Fabriciano.
A arquidiocese de Belo Horizonte no Regional Leste 2 da CNBB acolhe, entre os dias 9 e 12 de julho de 2015, o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. 

Criada primeira Equipe Provincial dos Comises

Há alguns anos, os Comises da província Eclesiástica de Mariana vêm contribuindo consideravelmente com as equipes de formadores dos seminários, de forma mais direta na dimensão missionária. Fica evidente nas dioceses o bem que é ter dentro das casas de formação uma equipe que articula momentos de reflexão, orações e missões. Por isso, em uma reunião provincial dos representantes das quatro dioceses, viu-se a necessidade de uma melhor organização destes Conselhos enquanto província.

Por isso, foi criada uma Equipe provincial para auxiliar os trabalhos dos Comises, por um mandato de dois anos: Higor Luiz Arantes Nepomuceno (de Caratinga), Adriano Mendes de Pinho (de Itabira e Coronel Fabriciano), Hércules Amorim Werneck (de Governador Valadares) e Fernando Paulo A. M. Santos (de Mariana), foram eleitos tendo como coordenador provincial, Higor Luiz e secretário, Adriano Mendes. Além dos seminaristas, será confirmado também um padre que acompanhará a equipe.

Comunicação Comises do Regional Leste 2.

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA