Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

domingo, 25 de setembro de 2016

Congresso se encerra com destaque para compromisso e articulação

Domingo (25) – Último dia do Congresso Missionário, em Ipatinga, foi dedicado às conclusões e aos encaminhamentos concretos da ação missionária no Regional Leste 2. 
Após a oração promovida pela Província de Mariana e religiosos presentes, padre Sidnei Dornelas, assessor da CNBB, esclareceu questões relacionadas à estrutura missionária em níveis nacional, regional e diocesano. O assessor ressaltou a importância da colegialidade para a reflexão e planejamento missionários. 
Ainda pela manhã, padre Maurício Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, desenvolveu com os participantes algumas temáticas objetivas. A primeira foi a realização da Campanha Missionária, que acontece em outubro em todo o país, e ressoa a temática ecológica “Cuidar da Casa Comum é nossa Missão”. Padre Maurício apresentou a agenda missionária nacional e continental dos próximos anos e incentivou a participação continuada dos representantes de modo a estabelecer uma progressão da dimensão missionária.  
A coordenadora do Conselho Missionário Diocesano de Itabira – Coronel Fabriciano, Adenildes Souza, apresentou a síntese dos Eixos Temáticos, discutidos em grupos e apresentados aos participantes nos dias anteriores. Os apontamentos incluem: Formação e Articulação de missionários leigos, consagrados e ordenados; Cooperação Missionária em comunidades, paróquias, dioceses e regionais; 
“Nós saímos daqui articulados com 22 dioceses e com o compromisso de participar da assembleia do Comire em dezembro”. A coordenadora do Comire Cida Alves expressou a importância da celebração e do encontro para a caminhada missionária do regional, mas também a necessidade do planejamento e do trabalho em consonância com as dioceses. 
Voluntários e envolvidos com a realização do congresso foram homenageados pela coordenação do Comire, as famílias que acolheram os missionários foram valorizadas por sua disponibilidade. “Deus seja louvado pelo espírito missionário de cada um de vocês que vieram cada um de canto”, expressou o bispo de Itabira – Coronel Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubioti. 

sábado, 24 de setembro de 2016

Testemunhos e perspectivas marcam tarde missionária, em Ipatinga



O período da tarde no Congresso Missionário valorizou as discussões e proposições dos grupos de trabalho divididos por eixos temáticos no dia anterior. Os principais destaques apontados pelos secretários de cada dimensão convergem a importância da espiritualidade e da formação missionárias para clérigos e leigos, além da compreensão ampla da ação da Igreja, assim como a necessidade da missão ad gentes. 
O diretor das Pontifícias Obras Missionárias, padre Maurício da Silva, partilhou sua experiência missionária em Moçambique, indicando as peculiaridades da realidade local e o modo de vivência da evangelização. 
A leiga Eliana Machado, do Espírito Santo, partilhou o trabalho realizado pela Arquidiocese de Vitória na Prelazia de Lábrea (AM). Em sua fala, ela destacou o objetivo do projeto Igreja – Irmã, “fazer arder o coração para ir sempre além”.
Membros do Conselho Missionário Diocesano da Arquidiocese de Belo Horizonte apresentaram as iniciativas realizadas na região, entre elas: formação missionária no Centro Missionário Santa Terezinha; divulgação sistemática em veículos de comunicação; valorização do mês missionário etc. 
À noite, os participantes do congresso participam de missas nas comunidades que os acolheram durante os dias do evento. 

Ação missionária e misericordiosa é temática de Congresso Missionário


Sábado (24) – No terceiro dia do Congresso Missionário do Regional Leste 2, em Ipatinga, o assessor do encontro, padre Sidnei Dornellas, tornou explícitas, pela manhã, as práticas missionárias nas diversas situações desafiantes para as comunidades cristãs. 
O assessor apontou alguns passos para a comunhão missionária, utilizando o roteiro que o papa Francisco oferece na exortação apostólica Evangelii Gaudium: ‘primeirear’, envolver-se, acompanhar, frutificar e festejar.  “Acreditar na semente [lançada com a missão cristã] é abrir-se à ação do Espírito, acreditar que esta ação gerará resultados que extrapolam nossa previsão”, alertou padre Sidnei. 
Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo referencial da Ação Missionária na CNBB, apresentou dados estatísticos que possibilitam a análise do cenário no Brasil e no mundo. “Contemplar o mistério da encarnação é fundamental para a nossa Missão”, lembra dom Esmeraldo ao apontar atitudes pertinentes à missão, assim como a gratuidade, o testemunho e a consciência de que a obra missionária é primeiramente iniciativa de Deus.
A reflexão do bispo conduziu os participantes a compreenderem o dinamismo missionário a partir de um itinerário desafiante: a ‘descida’ necessária para a missão, a inserção na realidade das pessoas; e a colaboração na acolhida da fé e no caminho de Jesus. 
Na ‘Fila do Povo’, alguns participantes partilharam experiências missionárias nas comunidades, os desafios e as alegrias. “Eu aprendi neste congresso que a nossa vida é ser missionário para sempre”, mencionou um missionário emocionado. Uma participante da Diocese de Araçuaí revelou a urgência da ação evangelizadora próxima das ‘periferias existenciais’.  




sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Leste 2 realiza Congresso Missionário em Ipatinga

 O evento iniciou na quinta-feira (22) e se prolonga até o próximo domingo (25)
Cento e vinte missionários do Regional Leste 2 da CNBB estão reunidos  em Ipatinga (MG) para a primeira edição do Congresso Missionário  Regional. O encontro é organizado pelo Conselho Missionário Regional (Comire).

Na sexta-feira (23), pela manhã, o assessor do encontro, padre Sidnei Dornelas, da Comissão Nacional para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial, desenvolve a dimensão da misericórdia da ação da Igreja com os participantes. “Não existe missão sem uma Igreja misericordiosa, que busca fazer o bem pelos outros, que tem compaixão pela humanidade”. “É impossível a gente pensar uma Igreja misericordiosa que não saia de si”, afirmou padre Sidnei.
A escolha da cidade sede para o congresso foi a caminhada missionária já realizada pela Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano. Em sua passagem pelo encontro, dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo anfitrião, valorizou a oportunidade de acolher os missionários de outras dioceses e a facilidade para a participação de leigos e padres da própria diocese. “É um enriquecimento na dimensão missionária para nós, prestar um serviço e, ao mesmo tempo, fazendo a experiência de acolhida nas famílias e, ainda, as paróquias que se enriquecem com as celebrações [e presença] dos membros do congresso”.
Durante o almoço, um grupo de crianças apresentou uma dança típica da região, o congado. A iniciativa é uma forma de preservar uma tradição quase centenária numa comunidade rural de Ipatinga, Ipaneminha. Para o coordenador do projeto, Elias Ferreira da Silva, envolver as crianças com o congado é garantir que a tradição local será preservada no futuro, além de contribuir no desenvolvimento da auto-estima e no processo de aprendizado dos envolvidos.

Cerimônia de Abertura

Na noite de quinta-feira (22), a recepção oficial do evento, realizada no Santuário São Judas Tadeu, motivou os participantes a compreender sua vocação missionária. Com clima oracional, os organizadores acolheram os visitantes com reflexões sobre a importância deles na evangelização. Participaram da cerimônia, dom Esmeraldo Barreto de Farias, referencial nacional para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom José Lanza Neto, referencial regional da mesma dimensão, dom Marco Aurélio, além de integrantes do Comire.

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA