Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

terça-feira, 15 de março de 2016

Por Jaime C. Patias   
13 / Mar / 2016 21:46
Avaliar a caminhada dos Conselhos Missionários Regionais e Diocesanos (Comires e Comidis) e fortalecer seu protagonismo na animação e cooperação missionária na Igreja local. Este foi o objetivo da 33ª Assembleia Anual do Conselho Missionário Nacional (Comina) realizada neste final de semana, dias 11 a 13, na sede das POM em Brasília (DF). O encontro reuniu 50 pessoas entre bispos, coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires) e representantes de organismos missionários de todo o Brasil.
Segundo padre Sidnei Marco Dornelas, assessor da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e secretário executivo do Comina, “um encontro como esse, com pessoas que articulam as forças missionárias em todo país é uma ótima oportunidade para sondar os anseios das comunidades nesse momento em que falar de missão está na moda”. O padre Sidnei, que coordenou os trabalhos da Assembleia, ressalta ainda que, “todos sentem a necessidade de articular as novas forças missionárias como as missões populares, a infância missionária e os jovens para a missão além-fronteiras”.
Nesse sentido, o documento de Estudo 108 da CNBB sobre “Missão e Cooperação Missionária”, elaborado pelo Comina no ano passado, traz orientações claras para a articulação das várias forças de animação da Igreja no Brasil.
Dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e bispo auxiliar de São Luís (MA), agradeceu a participação dos leigos e leigas, religiosos e religiosas, bispos referenciais para a missão, presbíteros, diácono e seminarista. “Essa representatividade é muito importante para uma maior integração na vivência da missão”, avalia o bispo.
O encontro teve como tema “Cuidar da nossa Casa para ser Igreja em saída” e foi apresentado pelo assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o padre Paulo Suess, retomando a Encíclica Laudato si` do papa Francisco.
Dom Esmeraldo destaca que os impulsos missionários vindos dessa Encíclica nos ajudam a perceber o chamado para cuidar da Casa Comum que é o mundo também como o lugar onde vivemos. “Precisamos redescobrir a missão que Deus nos dá a partir desse lugar”. Por isso, “somos chamados a ir ao encontro das pessoas nessas realidades que são tão exigentes”. O bispo sublinha ainda, a partilha feita pelos regionais com suas realizações e desafios. “Sentimos um apelo para aprimorar o trabalho dos Comires, incentivar os Comidis e ajudar a ciar ou fortalecer os Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas). Tudo isso, sem deixar de lado os seminaristas na preparação de missionários presbíteros para assumir a missão da Igreja”.
Pela primeira vez os seminaristas tiveram um membro dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises), na Assembleia. Coube a João Luiz da Silva, da arquidiocese de Mariana (MG), representar a Comissão Nacional dos Comises, uma realidade que vem crescendo em todo o Brasil. João Luiz recordou os impulsos vindos do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas realizado no ano passado e a importância do envolvimento dos futuros presbíteros na missão.
A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) foi representada pela sua presidente, a Irmã Maria Inês Vieira, a Irmã Maria de Fátima Kapp, do setor Missão e a Irmã Vanderléia Corrêa de Mello, que esta segunda-feira, 14, parte para o Haiti onde vai reforçar a Equipe Intercongregacional. Realizado em comunhão com a CNBB, esse Projeto é um sinal do envolvimento do Brasil com a missão além-fronteiras.
Entre outras iniciativas, no caminho de preparação para o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), o Brasil deverá realizar o seu 4º Congresso Missionário Nacional, com o objetivo de incentivar a missão ad gentes. O evento está marcado para acontecer nos dias 7 a 10 de setembro de 2017, em Recife (PE). O diretor das POM, padre Camilo Pauletti, apresentou o tema do CAM 5: “A alegria do evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”. Estão previstas também, muitas ações nos regionais e dioceses.
Ao presidir a missa, no 5º domingo da Quaresma, dom Oderil José Magri, bispo de Chapecó (SC), fez um apelo para manter acesa a chama da missão e recordou que “a missão se faz com os pés dos que partem, com os joelhos dos que rezam e com as mãos dos que ajudam”. Animar esse espírito é um dos objetivos do Comina.
Ao redor da Cruz da Missão, um dos símbolos do CAM 5, os participantes da Assembleia encerraram os trabalhos com um momento de oração quando renovaram seu compromisso de seguir trabalhando por uma Igreja em saída.
A próxima Assembleia do Comina deverá acontecer no mês de março de 2017.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Por Assessoria de Imprensa   
07 / Mar / 2016 17:12
O encontro de coordenadores diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM) do Regional Leste 2 da CNBB, que compreende os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, foi realizado em Belo Horizonte (MG), no período de 4 a 6 de março.
O evento foi articulado pelo Conselho Missionário Regional (Comire) Leste 2 e pelas coordenações da IAM e da JM dos dois estados. A assessoria ficou a cargo das Pontifícias Obras Missionárias (POM). O EDIJAM acontece anualmente e seu objetivo é promover formação para os coordenadores da IAM e da JM. Esta edição foi assessorada pelo padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da IAM.

Na formação, padre André apresentou as realidades atuais de vulnerabilidade em que se encontram as crianças no mundo e como a IAM deve agir nestas realidades. Trabalhou também sobre o método e as linguagens na evangelização deste público, mostrando que os assessores devem trabalhar “a partir da criança” e não “para a criança”.

O sacerdote reforçou a importância do carisma das Obras Missionárias e apresentou a 4ª Jornada Nacional da IAM, que tem como tema “A IAM do Brasil a serviço da Europa”. Neste ano os cofrinhos das crianças e adolescentes da IAM do Brasil serão enviados à Europa, em prol das crianças vulneráveis nas migrações que acontecem naquele Continente. O tema “A IAM nas escolas” também foi abordado no encontro.

Sobre a Obra da Propagação da Fé foi apresentada a Jornada do Jovem Missionário (JJM), que neste ano aborda a temática da cultura do Bem Viver, norteada pela Encíclica do papa Francisco, a Laudato si'.
Os participantes do encontro foram informados sobre o Projeto Indonésia, uma campanha de arrecadação de fundos em benefício das crianças da Indonésia em vulnerabilidade social. Lá elas são escolarizadas por meio de um projeto realizado pelas irmãs da congregação Pauperis Infantis Jesu.

Houve espaço para os testemunhos dos jovens participantes da Missão Sem Fronteiras, realizada pelas POM. Além da formação os coordenadores da IAM e da JM do Espírito Santo e Minas Gerais puderam se reunir durante o encontro para trabalhos em equipes e para articular as atividades em cada estado.
Tobias Careta Montanaro, representante da JM da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES) elogiou o evento. “Este encontro foi muito importante para direcionar toda a caminhada dos grupos de IAM e de JM nos estados”, afirmou o jovem.
Para Sandra Bonine, coordenadora da IAM da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), o encontro ficou marcado por uma frase dita pelo assessor “Não podemos dar respostas velhas às perguntas novas” e afirmou a necessidade de se trabalhar o carisma das Obras Missionárias nos encontros de formação. “Volto com o coração cheio de esperança, com ardor missionário renovado e com o sentimento de pertença ainda maior à família das Pontifícias Obras Missionárias”, testemunhou a coordenadora.

No encontro houve a participação de jovens que estão na coordenação da JM e que vêm de uma longa caminhada nas obras, desde a Infância Missionária. “A IAM e a JM são verdadeiramente uma família. Amo as Obras. Comecei aos sete anos na IAM e hoje estou servindo na coordenação diocesana da IAM da arquidiocese de Montes Claros”, disse o jovem Isaías Pimenta. E completa: “As Obras Missionárias são as principais manifestações da missão em nossa igreja”.

O evento também contou com vários momentos de animação e uma noite de recreação. As atividades foram encerradas com celebração de envio dos participantes às suas dioceses.
Com informações de Solivan Altoé.

segunda-feira, 7 de março de 2016

"Deus é como o pai do filho pródigo: nos espera sempre", afirma o papa Francisco


Imprimir
E-mail
Por Assessoria de Imprensa   
06 / Mar / 2016 11:21
O papa trouxe à atenção dos fiéis neste domingo (06/03) uma das parábolas mais conhecidas, apesar de constar em apenas um dos Evangelhos canônicos, o de Lucas: a parábola do Filho Pródigo, proposta na liturgia do dia.
Parábola do pai misericordioso
Diringo-se às pessoas presentes na Praça, o papa definiu esta parábola como a ‘do pai misericordioso’: aquele que está sempre pronto a perdoar e que espera, contra qualquer esperança. A propósito da tolerância do pai que permite que o filho mais jovem parta – mesmo sabendo dos riscos que corre - Francisco disse que “é assim que Deus age conosco: nos deixa também livres de errar, porque ao nos criar, nos deu o grande dom da liberdade. Somos nós que devemos saber utilizá-la bem”. 

O 'justo' é o pecador
O pai fica fisicamente longe daquele filho, mas o leva sempre no coração; aguarda confiante a sua volta, e quando o vê aparecer se comove, corre em direção a ele, o abraça e o beija. E faz o mesmo com o filho maior, aquele que não entende e não concorda com todo o carinho do pai pelo irmão que errou. 
Improvisando, Francisco ressaltou que “a atitude de se sentir justo é um ‘mau comportamento’, é o diabo. O pai vai e procura quem se sente pecador: este é o comportamento certo”. O pai lhe explica que é preciso acolhê-lo com alegria, pois o jovem finalmente voltou para casa. Esta atitude revela o coração de Deus: 

“Ele é o pai misericordioso que em Jesus nos ama sem limites, espera sempre a nossa conversão cada vez que erramos; aguarda o nosso retorno quando nos afastamos Dele, quando pensamos que podemos viver sem Ele”. 

O terceiro filho escondido: Jesus

O papa sugeriu que nesta parábola, entrevemos também um ‘terceiro filho’, escondido: é o que não considera um privilégio ser como o pai; que se despojou de tudo e assumiu a condição de escravo, lavando os pés sujos do pecador: é Jesus”, que nos ensina a ser misericordiosos como o Pai.

Concluindo, antes de rezar a oração mariana do Angelus, Francisco lembrou a todos que no sacramento da Reconciliação, podemos sempre recomeçar, pois Deus nos acolhe e nos restitui a dignidade de filhos: 

“Neste período de Quaresma que ainda nos divide da Páscoa, somos chamados a intensificar o caminho interior de conversão. Deixemo-nos tocar pelo olhar pleno de amor de nosso Pai e retornemos a Ele com todo o coração, rejeitando todo compromisso com o pecado”.  

"Irmãs mortas no Iêmen são mártires da indiferença'

O papa Francisco afirmou domingo (06/03) que as quatro religiosas assassinadas com outras 12 pessoas em um ataque a uma casa de idosos no Iêmen são também “vítimas da globalização da indiferença à quem nada importa”.

Após a habitual oração dominical do Angelus, Francisco expressou sua proximidade às Missionárias da Caridade, congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá, da qual as quatro irmãs, enfermeiras, eram membros.

“Rezo por elas e pelas outras pessoas mortas no ataque, e por seus familiares. Que Madre Teresa acompanhe ao paraíso estas suas filhas mártires da caridade e interceda pela paz e o sagrado respeito da vida humana”.

A seguir, Francisco afirmou que “estes são os mártires de hoje” e lamentou que “não aparecem nas capas dos jornais e nem são notícia”.

“Estas religiosas deram seu sangue pela Igreja. Foram vítimas do ataque as assassinaram, mas também foram mortas pela indiferença, por esta globalização da indiferença a quem não nada importa”.

Sábado (05/03), por meio do Secretário de Estado, cardeal Parolin, Francisco enviou uma mensagem de pesar à Congregação, manifestando sua profunda tristeza e qualificando o ataque como uma “violência insensata e diabólica”.

Fonte: Rádio Vaticano

sábado, 5 de março de 2016

Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos da Infância, Adolescência e Juventude Missionária

Nos dias 04 a 06 de março, na Casa de Retiros Caná, em Belo Horizonte, acontece o Encontro Regional de Coordenadores (Arqui) Diocesanos da Infância, Adolescência e Juventude Missionária. Este encontro tem como objetivo planejar, avaliar, discutir e celebrar a caminhada da IAM e JM no Regional. Se faz presente 15 dioceses do Regional, representada por 30 coordenadores dessas instâncias missionárias. Para a reflexão, bem como assessoria, conta-se com a presença de Padre André Luiz Negreiros, secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária, POM, Brasil. Ao final desse encontro espera-se que todos voltam para suas Arqui (Dioceses) com muita animação e faça valer as propostas para o ano de 2016. Para Marcelo Bleme, coordenador da Juventude Missionária no estado de Minas Gerais, encontrar com os coordenadores é sempre bom, pois são eles que fazem acontecer na base o trabalho tão bonito e frutuoso da IAM, da JM e da Obra da Propagação da Fé em todos os âmbitos. Vale a pena ser da Juventude Missionária, afirma Marcelo. 



EQUIPE EXECUTIVA COMIRE LESTE 2 SE REÚNE PARA PLANEJAR O ANO 2016

A equipe do COMIRE Leste 2 se reuniu no dia 27 de fevereiro para iniciar as atividades do ano de 2016. Na pauta o que marcou foi a discussão sobre o I Congresso Missionário do Regional a realizar-se em setembro, na cidade de Ipatinga. A equipe está animada com as ações missionárias propostas para este ano e espera-se que as Dioceses também estejam motivadas para as formações bem como realizações de diversas atividades missionárias. Cida Alves, coordenadora do COMIRE, afirma que vamos vivenciar o Ano da Misericórdia com muita alegria na Missão, será um ano de encontro, partilha e testemunho para todo o Regional. A primeira atividade missionária do Regional é a realização do Encontro Regional dos coordenadores Diocesanos da Infancia, Adolescência e Juventude Missionária que será realizado nos dias 04 a 06 de março em Belo Horizonte. 

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA