Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Assembleia do Comina debate formação missionária para seminaristas


Imprimir
E-mail
FONTE: www.pom.org.br
Por Assessoria de Imprensa   
05 / Abr / 2014 12:04
O Papa Francisco vem insistindo para colocar todas as atividades de evangelização em chave missionária. Os presbíteros são lideranças fundamentais nessa tarefa. Levando-se em consideração esse aspecto, a Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina) abriu seus trabalhos, na noite desta sexta-feira (04), com um debate sobre a formação missionária dos futuros presbíteros.
Assembleia reúne na seda das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, cerca de 50 pessoas, entre coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), bispos referenciais para a Ação Missionária nos regionais da CNBB e representantes de organismos e instituições missionárias no Brasil.
O encontro iniciou com uma missa presidida pelo secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner que motivou os participantes a partirem de Jesus Cristo. “A nossa vida é missão, a vocação da Igreja é a missão. Nós anunciamos uma pessoa, Jesus cristo, uma esperança, um horizonte, um sentimento que nasce das relações”, disse o bispo.
Ao declarar aberta a Assembleia, o presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e presidente do Comina, dom Sergio Braschi, recordou que este organismo tem por tarefa “articular todas as forças missionárias, alcançar uma maior unidade e eficácia operativa na animação e cooperação missionária. Para evitar concorrências e paralelismo, a Conferência Episcopal se serve do Comina para programar, executar e rever as principais atividades de cooperação em nível nacional”, destacou dom Sergio citando o documento sobre a Cooperação Missionária (Cooperatio Missionalis, n.12).
Formação missionária para presbíteros
Padre Jaime C. Patias, explicou a finalidade da Pontifícia União Missionária. “Educar a sensibilização missionária dos sacerdotes, dos seminaristas, dos membros dos Institutos masculinos e femininos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, e dos seus candidatos, bem como dos missionários leigos comprometidos com a missão universal” (Cooperatio Missionalis, n. 4). A Missão deve estar no coração e na vida do presbítero para que deixe transparecer em tudo a natureza missionária da Igreja numa dimensão universal.
Em seguida, os coordenadores dos Comires relataram o que cada Regional realiza com relação à formação missionária dos presbíteros. Alguns contam com o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise). A realidade apresentada sinaliza para uma maior organização e articulação do Comise nas dioceses e regionais. Considerando que no Brasil, compete aos Conselhos Missionários diocesanos e regionais (Comidi e Comire) programar as principais atividades de formação, animação e cooperação missionária, a Obra da União Missionária precisa somar forças com esses organismos também na organização dos Comises. A maior dificuldade, contudo, é chegar aos seminários que ainda não têm Comise. Os Comires podem fazer essa mediação.
Nesse sentido, o Centro Cultural Missionário (CCM) em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias e a Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, realizará no mês de julho, em Brasília (DF), a 7ª Formação Missionária para Seminaristas e Jovens Presbíteros (Formise). Além disso, alguns regionais promovem formações e experiências missionárias com seminaristas.
O principal trabalho na pauta da Assembleia é a elaboração das diretrizes para a animação missionária no Brasil. Neste sábado (05), os participantes da Assembleia, organizados os em grupos, debatem o texto base e fazem as suas contribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA