Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Regional Leste 2 da CNBB promove Formação Missionária para Seminaristas


Imprimir
E-mail
Fonte: pom.org.br
Por Silas de Oliveira   
01 / Jun / 2014 21:05
Impulsionado pelo desejo e convite da Igreja à vivência do mandato de Jesus, o Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo) realizou entre os dias 30 de maio e 1º de junho, a IV Formação Missionária para Seminaristas (Formise). O encontro contou com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime C. Patias, IMC, que abordou o tema “Vocações para a missão em contexto de mudança de época”.
A formação reuniu na Casa das Irmãs Sacramentinas em Belo Horizonte (MG), 15 jovens do propedêutico, filosofia e teologia provenientes de 8 dioceses (Mariana, Guanhães, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Oliveira, Sete Lagoas, Guaxupé e Campanha).
Inspirados no lema “Eis-me aqui envia-me” (cf. Is 6,8), os seminaristas foram levados a refletir sobre os sinais dos tempos e suas interpelações para a missão hoje.
“Em tempos de mudanças, a missão continua a ser difícil e complexa, como no passado, e requer igualmente a coragem e a luz do Espírito Santo para discernir com sabedoria, os melhores caminhos”, explicou padre Jaime ao falar sobre algumas características da modernidade. “A fome de espiritualidade, a crise do individualismo, a globalização e uma nova visão do mundo, são alguns cenários do nosso tempo. Compreender as pessoas e a sociedade na qual se vive é condição essencial para qualquer ação evangelizadora”, afirmou para na sequência, destacar a importância de formar os futuros padres com o coração missionário conforme pede o papa Francisco.
Presente ao encontro, o bispo de Guaxupé (MG) e referencial para a missão no Regional Leste II, dom José Lanza Neto sublinhou a importância do Formise para despertar nos seminaristas o interesse pela missão. “Hoje não podem conceber um padre sem o espírito missionário e o entendimento de que a Igreja na sua natureza é missionária. A conversão pastoral e mesmo a conversão pessoal passa por este crivo”, afirmou. “Graças a Deus, o nosso Regional tem investido neste sentido. Mas precisamos caminhar mais, pois algumas dioceses ainda não despertaram. Esperamos contar com a boa vontade e a compreensão de todos. Atitude importante deve ser a dos reitores e daqueles que estão à frente da formação presbiteral, nos apoiando e valorizando este grande desejo de a Igreja ser verdadeiramente missionária”, disse.
Segundo dom José Lanza, apesar de contar com apenas 8 dioceses presentes, “este foi um dos melhores encontros realizados devido à grande interação da parte de todos”. Ele vê a necessidade de caminhar ainda mais. “O conteúdo foi excelente e o padre Jaime nos envolveu bem no espírito missionário, principalmente pelo seu jeito simples, humilde e testemunho missionário. Deus seja louvado!”
João Luiz da Silva, seminarista da arquidiocese de Mariana avaliou o Formise como um tempo de graça. Além disso, a convivência entre os seminaristas do Regional foi uma oportunidade de explicitar a comunhão entre as Igrejas particulares. “Pedimos ao bom Deus que nos ajude a viver nos nossos seminários a alegria de sermos missionários”, explicitou o jovem que agora ajudará Conselho Missionário Regional (Comire), na articulação com os seminaristas no estado de Minas Gerais.
Antônio Valdeir é da diocese de Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo. Para ele, a formação vai despertar a articulação dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comise) para ajudar os futuros presbíteros a terem um espírito missionário. “A reflexão realizada pelo padre Jaime foi importante. O tema nos ajuda a perceber os sinais de mudança no tempo atual onde devemos comunicar a Boa Nova do Evangelho, sem perder de vista, nessas mudanças o essencial: Jesus Cristo. Retornamos para as nossas dioceses com o ardor missionário renovado no ‘Ide e anunciai o Evangelho a toda criatura” disse.
Já o colega Matheus Barbosa, da diocese de Guaxupé, resumiu o estudo em três pontos: a formação, o contexto em que vivemos e a missão. “Com essa reflexão saímos com o coração animado”, enfatizou.
Comunicação Comire Leste 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA