Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

sábado, 12 de julho de 2014

Realizada 7ª Formação Missionária para seminaristas e jovens presbíteros, em Brasília

Por Seminarista João Luiz da Silva
Coordenador dos COMISEs do Regional Leste 2 da CNBB
Arquidiocese de Mariana - MG

    Aconteceu entre os dias 29 de junho a 05 de julho, a 7ª Formação Missionária para seminaristas e jovens presbíteros (Formise) em Brasília, promovida pelo Centro Cultural Missionário (CCM). A formação teve como tema “A alegria do Evangelho e a dimensão ministerial da missão”, o curso contou com a participação de 62 seminaristas três presbíteros e dois diáconos, diocesanos e religiosos, de diversas regiões do Brasil.
     Na segunda, 30, dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, abriu o estudo com o tema: “viver a Missão presbiteral anunciando a alegria do Evangelho”. Foi muito pertinente para nós participantes percebermos o quanto é importante anunciar a Palavra com alegria e entusiasmo. Dom Pedro Brito ressaltou que devemos nos encantar por Jesus para que nossa alegria em testemunhá-lo seja ainda maior. Segundo ele, “o segredo da vida presbiteral está em seguir e servir a Jesus, encantado por Ele. É esta motivação que dá sentido a uma verdadeira vocação. E a manifestação deste encantamento é a alegria de ser missionário presbítero. A perseverança de um presbítero na missão depende da contínua adesão ao estilo de vida missionária de Jesus”, sublinhou.
     Na terça, 01, tivemos a oportunidade de refletirmos sobre o tema: “O missionário presbítero ministro da Palavra”. Para aprofundar este tema esteve presente conosco o Padre Décio José Walker, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Bíblico-Catequética. Ele ressaltou que a missão do missionário presbítero é fazer as pessoas aderirem à pessoa de Jesus Cristo, testemunhando o amor ao Reino de Deus. A bíblia deve ser o instrumento que norteia a vida do povo e a vida do missionário presbítero, é na escuta da Palavra que Deus nos comunica a boa nova e o caminho certo a seguir.
    Na quarta, 02, esteve presente o padre José Carlos Sala, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, que desenvolveu o tema: “O missionário presbítero ministro da liturgia”. Durante todo este dia refletimos sobre a importância da liturgia na vida de fé do povo, com enfoque na inculturação, pois é necessário o missionário presbítero conhecer o chão que está pisando para que a mensagem do evangelho seja eficaz.
    Na quinta, 03, o estudo se deteve em aprofundar o tema da caridade “O missionário presbítero ministro da caridade”. Para o desenvolvimento deste tema quem nos ajudou foi o padre Sidnei Marco Danelas, CS, da Comissão Episcopal para a missão Continental. Ele nos alertou sobre o tripé indispensável na evangelização: prática da caridade, anúncio da Palavra e administração dos sacramentos. Segundo o assessor, as pastorais sociais são grandes instrumentos para cuidarmos da vida do povo. Tendo em vista a doutrina social da Igreja, que nos ensina que a caridade vai além de dar cestas básicas a quem precisa, o objetivo é fazer com que as pessoas se sintam como gente, com sua dignidade respeitada.
     Na sexta, 04, o padre Estêvão Raschietti, SX, secretário executivo do CCM nos brindou com o tema: “O missionário presbítero ministro ad gentes e além fronteiras”. Segundo o assessor do dia a missão é uma dinâmica de “saída”. Somos todos chamados a testemunhar Jesus Cristo aos povos, não nos limitando às fronteiras geográficas, mas nos colocarmos a serviço dos mais necessitados, independentemente de onde seja o local de missão. Padre Estêvão nos alertou que o encontro com Jesus Cristo pode não resolver muita coisa se este encontro não nos levar logo a aderir à missão de Jesus Cristo.
     No término da 7ª FORMISE o Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime Patias, IMC, nos exortou a voltarmos para nossas dioceses e congregações com o espírito missionário renovado e com o desejo de testemunharmos a urgência da dimensão missionária dentro de nossas casas de formação. O conselho missionário de seminaristas (COMISE) é um grande instrumento para se trabalhar o tema da missão nos seminários. Segundo padre Jaime é importante articular os COMISEs em parceria com o COMIPA, COMIDI, COMIRE, COMINA e outros organismos, para se ter um trabalho mais eficaz e que esteja sempre em comunhão.
    Nesta ocasião foi divulgado, pelo padre Jaime, o regional e a cidade que sediará o segundo Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, será no nosso regional Leste 2, na cidade de Belo Horizonte, em julho de 2015.
     Enfim, a 7ª FORMISE Nacional representou para nós seminaristas um tempo de encontro e estudo, de um tema que é importantíssimo na nossa Igreja e que deve ser trabalhado e estudado nas diversas instâncias para que o evangelho seja testemunhado a todos os povos.
     Que a Virgem Maria, primeira missionária, nos ajude a sermos verdadeiros discípulos-missionários de Jesus Cristo a serviço do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA