Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

sábado, 12 de julho de 2014

Juventude Missionária de Colatina realiza encontro de formação

Por Gabriela Almeida

Aconteceu no domingo dia 06 de Julho de 2014 o encontro da Juventude Missionária em Linhares na Paróquia Bom Pastor, junto das Paróquias Santíssima Trindade, São João Batista e Nossa Senhora do Rosário da Diocese de Colatina (ES). No total foram 110 participantes no encontro que caminham com a Juventude Missionária na Diocese. Quem estava presente também era a IAM da paróquia que acolheu o encontro, que além de participar, motivou os jovens a trabalharem em união com as crianças e adolescentes.
O encontro iniciou-se com uma celebração da Palavra e logo após foi servido o café. Com o tema: “Como crerão naquele de quem nada ouviram?” (Rm 10,14,) O objetivo do encontro foi de motivar e animar ainda mais a Juventude Missionária dando clareza do carisma missionário, principalmente na missão além-fronteiras e “ad gentes” dispondo-se a levar a dimensão missionária a outras pessoas. Além disso, por meio dos testemunhos dos jovens presentes compartilharem das experiências missionárias para fortalecer ainda mais a caminhada. O encontro foi assessorado pela coordenadora estadual da Juventude Missionária no estado do (ES) Gabriela Almeida.

Para Gabriel Viçose, atual representante da Juventude Missionária na Diocese de Colatina as experiências proporcionadas pelo encontro foram de fato um indispensável adubo para o fortalecimento e crescimento dos grupos de jovens missionários na diocese: “A oportunidade de nos aprofundarmos no conhecimento da Obra a qual pertencemos, sem dúvida nos torna mais apaixonados pela missão e pela bela metodologia que nos ampara. Na ocasião, foi firmado o compromisso de caminharmos sempre ao lado da Infância e Adolescência Missionária, vendo nas crianças, aqueles que irão nos suceder e manterão a vitalidade dos grupos. Com o tema “Como crerão naquele de quem nada ouviram?”, versículo retirado da carta aos romanos, o encontro ressaltou para nós a importância de buscarmos incessantemente o ardor missionário, aquele mesmo que conduziu os primeiros discípulos, e nos leva hoje a anunciar Jesus Cristo, a fim de torná-lo conhecido e amado por todos os povos.
Caio Preato Malacarne, da Diocese de São Mateus que também participou do encontro se alegrou pelo espírito  envolvente dos  jovens participantes que estavam com um ardor de plena felicidade: “A juventude missionária tem de ser animada sempre,  pois a missão é difícil, mas suas recompensas são enormes, não materiais,  mas sim de gestos simples como: caridade, sorrisos, amizades, companheirismo e muito amor no coração.”
O encontro encerrou-se com um envio missionário dispondo a todos os presentes o compromisso de batizados e depois do almoço houve uma animada quadrilha missionária.

Realizada 7ª Formação Missionária para seminaristas e jovens presbíteros, em Brasília

Por Seminarista João Luiz da Silva
Coordenador dos COMISEs do Regional Leste 2 da CNBB
Arquidiocese de Mariana - MG

    Aconteceu entre os dias 29 de junho a 05 de julho, a 7ª Formação Missionária para seminaristas e jovens presbíteros (Formise) em Brasília, promovida pelo Centro Cultural Missionário (CCM). A formação teve como tema “A alegria do Evangelho e a dimensão ministerial da missão”, o curso contou com a participação de 62 seminaristas três presbíteros e dois diáconos, diocesanos e religiosos, de diversas regiões do Brasil.
     Na segunda, 30, dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, abriu o estudo com o tema: “viver a Missão presbiteral anunciando a alegria do Evangelho”. Foi muito pertinente para nós participantes percebermos o quanto é importante anunciar a Palavra com alegria e entusiasmo. Dom Pedro Brito ressaltou que devemos nos encantar por Jesus para que nossa alegria em testemunhá-lo seja ainda maior. Segundo ele, “o segredo da vida presbiteral está em seguir e servir a Jesus, encantado por Ele. É esta motivação que dá sentido a uma verdadeira vocação. E a manifestação deste encantamento é a alegria de ser missionário presbítero. A perseverança de um presbítero na missão depende da contínua adesão ao estilo de vida missionária de Jesus”, sublinhou.
     Na terça, 01, tivemos a oportunidade de refletirmos sobre o tema: “O missionário presbítero ministro da Palavra”. Para aprofundar este tema esteve presente conosco o Padre Décio José Walker, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Bíblico-Catequética. Ele ressaltou que a missão do missionário presbítero é fazer as pessoas aderirem à pessoa de Jesus Cristo, testemunhando o amor ao Reino de Deus. A bíblia deve ser o instrumento que norteia a vida do povo e a vida do missionário presbítero, é na escuta da Palavra que Deus nos comunica a boa nova e o caminho certo a seguir.
    Na quarta, 02, esteve presente o padre José Carlos Sala, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, que desenvolveu o tema: “O missionário presbítero ministro da liturgia”. Durante todo este dia refletimos sobre a importância da liturgia na vida de fé do povo, com enfoque na inculturação, pois é necessário o missionário presbítero conhecer o chão que está pisando para que a mensagem do evangelho seja eficaz.
    Na quinta, 03, o estudo se deteve em aprofundar o tema da caridade “O missionário presbítero ministro da caridade”. Para o desenvolvimento deste tema quem nos ajudou foi o padre Sidnei Marco Danelas, CS, da Comissão Episcopal para a missão Continental. Ele nos alertou sobre o tripé indispensável na evangelização: prática da caridade, anúncio da Palavra e administração dos sacramentos. Segundo o assessor, as pastorais sociais são grandes instrumentos para cuidarmos da vida do povo. Tendo em vista a doutrina social da Igreja, que nos ensina que a caridade vai além de dar cestas básicas a quem precisa, o objetivo é fazer com que as pessoas se sintam como gente, com sua dignidade respeitada.
     Na sexta, 04, o padre Estêvão Raschietti, SX, secretário executivo do CCM nos brindou com o tema: “O missionário presbítero ministro ad gentes e além fronteiras”. Segundo o assessor do dia a missão é uma dinâmica de “saída”. Somos todos chamados a testemunhar Jesus Cristo aos povos, não nos limitando às fronteiras geográficas, mas nos colocarmos a serviço dos mais necessitados, independentemente de onde seja o local de missão. Padre Estêvão nos alertou que o encontro com Jesus Cristo pode não resolver muita coisa se este encontro não nos levar logo a aderir à missão de Jesus Cristo.
     No término da 7ª FORMISE o Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime Patias, IMC, nos exortou a voltarmos para nossas dioceses e congregações com o espírito missionário renovado e com o desejo de testemunharmos a urgência da dimensão missionária dentro de nossas casas de formação. O conselho missionário de seminaristas (COMISE) é um grande instrumento para se trabalhar o tema da missão nos seminários. Segundo padre Jaime é importante articular os COMISEs em parceria com o COMIPA, COMIDI, COMIRE, COMINA e outros organismos, para se ter um trabalho mais eficaz e que esteja sempre em comunhão.
    Nesta ocasião foi divulgado, pelo padre Jaime, o regional e a cidade que sediará o segundo Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, será no nosso regional Leste 2, na cidade de Belo Horizonte, em julho de 2015.
     Enfim, a 7ª FORMISE Nacional representou para nós seminaristas um tempo de encontro e estudo, de um tema que é importantíssimo na nossa Igreja e que deve ser trabalhado e estudado nas diversas instâncias para que o evangelho seja testemunhado a todos os povos.
     Que a Virgem Maria, primeira missionária, nos ajude a sermos verdadeiros discípulos-missionários de Jesus Cristo a serviço do Reino.

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA