Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Por Jaime C. Patias   
05 / Fev / 2016 19:22
A Cruz da Evangelização, símbolo do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) a realizar-se na Bolívia em julho de 2018, foi oficialmente acolhida, nesta sexta-feira (05), na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF). 
No dia 9 de julho de 2015, durante sua viagem apostólica à Bolívia, o papa Francisco abençoou 40 cruzes idênticas: uma para cada país da América e 18 para as dioceses bolivianas. Com este gesto, teve oficialmente início o caminho de preparação ao 5ºCongresso Missionário Americano (CAM 5) que se realizará na cidade de Santa Cruz de la Sierra. Este sereia também o 10º Congresso Missionário Latino-americano (Comla 10).

Realizada por artesãos da região boliviana de Chiquitos, a Cruz da Evangelização contém as relíquias da Beata Nazaria Ignacia March Mesa, a primeira a fundar uma comunidade religiosa na Bolívia. 

Segundo o diretor das POM no Brasil, padre Camilo Pauletti, a ideia é utilizar a Cruz em alguns momentos significativos nos regionais da CNBB, a exemplo de congressos, simpósios e outras iniciativas. Na Assembleia do Conselho Missionário Nacional nos dias 11 a 13 de março próximo, serão decididos detalhes sobre a utilização da Cruz no Brasil. Em 2017, a Cruz será o principal símbolo do 4º Congresso Missionário Nacional.

Simpósio de Missiologia

Como parte da preparação para o Congresso aconteceu também, nos dias 28 de setembro a 01 de outubro, em Porto Rico o 1º Simpósio Internacional de Missiologia. Participaram cerca de 100 representantes das Pontifícias Obras Missionárias (POM), organismos e conferências episcopais de 21 países do Continente americano. 

Nos dias 28 de fevereiro a 02 de março, acontecerá o 2º Simpósio, desta vez em Montevidéu no Uruguai. A delegação do Brasil para o evento terá a participação dos padres Camilo Pauletti, Sidnei Marcos Dornelas, Jaime C. Patias e Estêvão Raschietti. Estes simpósios constituem momentos importantes na reflexão e elaboração do Documento de Trabalho do CAM 5. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA