Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

sábado, 24 de setembro de 2016

Ação missionária e misericordiosa é temática de Congresso Missionário


Sábado (24) – No terceiro dia do Congresso Missionário do Regional Leste 2, em Ipatinga, o assessor do encontro, padre Sidnei Dornellas, tornou explícitas, pela manhã, as práticas missionárias nas diversas situações desafiantes para as comunidades cristãs. 
O assessor apontou alguns passos para a comunhão missionária, utilizando o roteiro que o papa Francisco oferece na exortação apostólica Evangelii Gaudium: ‘primeirear’, envolver-se, acompanhar, frutificar e festejar.  “Acreditar na semente [lançada com a missão cristã] é abrir-se à ação do Espírito, acreditar que esta ação gerará resultados que extrapolam nossa previsão”, alertou padre Sidnei. 
Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo referencial da Ação Missionária na CNBB, apresentou dados estatísticos que possibilitam a análise do cenário no Brasil e no mundo. “Contemplar o mistério da encarnação é fundamental para a nossa Missão”, lembra dom Esmeraldo ao apontar atitudes pertinentes à missão, assim como a gratuidade, o testemunho e a consciência de que a obra missionária é primeiramente iniciativa de Deus.
A reflexão do bispo conduziu os participantes a compreenderem o dinamismo missionário a partir de um itinerário desafiante: a ‘descida’ necessária para a missão, a inserção na realidade das pessoas; e a colaboração na acolhida da fé e no caminho de Jesus. 
Na ‘Fila do Povo’, alguns participantes partilharam experiências missionárias nas comunidades, os desafios e as alegrias. “Eu aprendi neste congresso que a nossa vida é ser missionário para sempre”, mencionou um missionário emocionado. Uma participante da Diocese de Araçuaí revelou a urgência da ação evangelizadora próxima das ‘periferias existenciais’.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA