Domingo (25) – Último dia do Congresso Missionário, em Ipatinga, foi dedicado às conclusões e aos encaminhamentos concretos da ação missionária no Regional Leste 2.
Após a oração promovida pela Província de Mariana e religiosos presentes, padre Sidnei Dornelas, assessor da CNBB, esclareceu questões relacionadas à estrutura missionária em níveis nacional, regional e diocesano. O assessor ressaltou a importância da colegialidade para a reflexão e planejamento missionários.
A coordenadora do Conselho Missionário Diocesano de Itabira – Coronel Fabriciano, Adenildes Souza, apresentou a síntese dos Eixos Temáticos, discutidos em grupos e apresentados aos participantes nos dias anteriores. Os apontamentos incluem: Formação e Articulação de missionários leigos, consagrados e ordenados; Cooperação Missionária em comunidades, paróquias, dioceses e regionais;
“Nós saímos daqui articulados com 22 dioceses e com o compromisso de participar da assembleia do Comire em dezembro”. A coordenadora do Comire Cida Alves expressou a importância da celebração e do encontro para a caminhada missionária do regional, mas também a necessidade do planejamento e do trabalho em consonância com as dioceses.
Voluntários e envolvidos com a realização do congresso foram homenageados pela coordenação do Comire, as famílias que acolheram os missionários foram valorizadas por sua disponibilidade. “Deus seja louvado pelo espírito missionário de cada um de vocês que vieram cada um de canto”, expressou o bispo de Itabira – Coronel Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubioti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário