Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

domingo, 25 de setembro de 2016

Congresso se encerra com destaque para compromisso e articulação

Domingo (25) – Último dia do Congresso Missionário, em Ipatinga, foi dedicado às conclusões e aos encaminhamentos concretos da ação missionária no Regional Leste 2. 
Após a oração promovida pela Província de Mariana e religiosos presentes, padre Sidnei Dornelas, assessor da CNBB, esclareceu questões relacionadas à estrutura missionária em níveis nacional, regional e diocesano. O assessor ressaltou a importância da colegialidade para a reflexão e planejamento missionários. 
Ainda pela manhã, padre Maurício Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, desenvolveu com os participantes algumas temáticas objetivas. A primeira foi a realização da Campanha Missionária, que acontece em outubro em todo o país, e ressoa a temática ecológica “Cuidar da Casa Comum é nossa Missão”. Padre Maurício apresentou a agenda missionária nacional e continental dos próximos anos e incentivou a participação continuada dos representantes de modo a estabelecer uma progressão da dimensão missionária.  
A coordenadora do Conselho Missionário Diocesano de Itabira – Coronel Fabriciano, Adenildes Souza, apresentou a síntese dos Eixos Temáticos, discutidos em grupos e apresentados aos participantes nos dias anteriores. Os apontamentos incluem: Formação e Articulação de missionários leigos, consagrados e ordenados; Cooperação Missionária em comunidades, paróquias, dioceses e regionais; 
“Nós saímos daqui articulados com 22 dioceses e com o compromisso de participar da assembleia do Comire em dezembro”. A coordenadora do Comire Cida Alves expressou a importância da celebração e do encontro para a caminhada missionária do regional, mas também a necessidade do planejamento e do trabalho em consonância com as dioceses. 
Voluntários e envolvidos com a realização do congresso foram homenageados pela coordenação do Comire, as famílias que acolheram os missionários foram valorizadas por sua disponibilidade. “Deus seja louvado pelo espírito missionário de cada um de vocês que vieram cada um de canto”, expressou o bispo de Itabira – Coronel Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubioti. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA