Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

terça-feira, 29 de setembro de 2015

ASSEMBLEIA COMIRE LESTE 2 ENFATIZA DECRETO AD GENTES




Nos dias 25 a 27 de setembro de 2015, aconteceu em Belo Horizonte, a 29ª Assembleia do COMIRE LESTE 2. A Assembleia contou com a participação de 40 participantes de 14 Dioceses do Regional, membros de COMIDIS, COMISES, IAM, JM, SANTAS MISSÕES POPULARES, RELIGIOSOS e foi motivada por Padre Sidnei Marco Dornelas, secretário Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária. Padre Sidnei conduziu os trabalhos tendo como tema os 50 anos do Decreto Ag Gentes. Também fez referências a outros documentos da Igreja, Lúmen Gentium, Documento de Aparecida, Evangelii Gaudiun e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.  Tal Igreja se concretiza na história o que fora muito abordado pelo Concílio Vaticano II. A ideia que se tem, portanto agora, é que a Igreja celeste se concretize na história através da Igreja Peregrina, povo de Deus: “O povo de Deus no deserto andava... Também sou teu povo Senhor...” Todos os batizados são membros do povo de Deus, membros da Igreja peregrina, sinal de povo de Deus na história. Isso compromete a todos na caminhada. Diante de Deus todos são os seus filhos e filhas, enfatiza padre Sidnei.
A presença das lideranças missionárias nessa Assembleia foi de grande valia e pela 1ª vez na assembleia a presença da Diocese de Araçuaí. “Vim como expectativa de aprender o sentido teórico e prático da missão e que já foi superada positivamente, tendo o encontro possibilitado uma compreensão maior dos COMIRES, COMISES, COMINA, COMIDIS, COMIPAS, IAM E JM. Nós aprofundamos o tema com os documentos importantes da Igreja e isso me possibilitou entrar em contato mais profundo com a motivação do Papa Francisco “uma Igreja em saída” e agora posso levar para a Diocese de Araçuaí um pouco mais sobre o ser missionário que deve perpassar todas as pastorais e não ser mais um grupo dentro da Paróquia, pontua o Diácono Alexandre de Campos Leite, ss. cc.
A Assembleia foi bastante participativa, com intervenções e testemunhos. Para Eliana Machado, arquidiocese de Vitória, a assembleia foi um momento de celebrar os 50 anos do Decreto Ad Gentes, pois além da formação, as partilhas e a fraternidade foram parte integrante da comemoração. Para a arquidiocese de Vitória foi esclarecedor quanto à organização, bem como a ajuda para a animação missionária no diz respeito à formação e articulação na Província de Vitória, finaliza Eliana.
Para dinamizar ainda mais, em grupo por Diocese, os participantes puderam também avaliar a animação, articulação e ação missionaria em suas realidades e elencar prioridades para a Diocese no próximo ano. O que mais foi enfatizado foi a questão do leigo na missão.
A assembleia terminou no domingo, 27, com os encaminhamentos e conclusão dos trabalhos realizados que teve como ação concreta um Congresso Missionário Leste 2, em Ipatinga/MG, com ênfase nos leigos, que será realizado nos dias 22 a 25 de setembro de 2016.

domingo, 27 de setembro de 2015

29ª ASSEMBLEIA DO COMIRE LESTE 2 - MISSA DE DOMINGO

A manhã de domingo iniciou-se com a Missa presidida por Dom Lanza, bispo referencial. Na sua profética homilia ele disse que o missionário precisa ter o espírito profético e diante das diversas experiências bonitas, quem se sentir chamado a servir, não deve ter medo e celebrando o dia da Bíblia, o missionário tem que se alimentar da Palavra que dá vida, todavia o Espírito sopra onde quer e nos impulsiona a irmos além-fronteiras. O missionário não tem direito de roubar das pessoas, precisam gerar vida fazendo o bem e doando-se ao outro, finalizou Dom Lanza.









sábado, 26 de setembro de 2015

29ª ASSEMBLEIA DO REGIONAL LESTE 2 - MANHÃ DE SÁBADO

As atividades neste dia começaram com a oração motivada pelos representantes do Espírito Santo, que com muita alegria e explorando a natureza exuberante oferecida pela Casa das Irmãs Sacramentinas, nos levaram a contemplar as maravilhas de Deus na presença do outro, da natureza e além fronteiras. A colcha de retalhos de retalhos presente nas Assembleias para nos unir a toda Igreja do Regional e do mundo inteiro. Imbuídos pela graça de Deus e do Espírito Santo que nos impulsiona à Missão, continuemos alegres com a formação de Padre Sidnei, secretário Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária.











29ª ASSEMBLEIA DO COMIRE LESTE 2

Iniciaram-se as atividades da 29 Assembleia do Comire Leste 2. Motivados pelas palavras do bispo presidente do Conselho, Dom Jose Lanza fomos acolhidos e acolhemos uns aos outros com uma apresentação que objetivava falar o nome e as boas noticias da Diocese, tudo isso em forma de oração. Finalizamos a noite com alegria.





quinta-feira, 24 de setembro de 2015

29ª Assembleia COMIRE Leste 2: 25 a 27 de setembro


29ª Assembleia COMIRE Leste 2:  25 a 27 de setembro

O Conselho Missionário Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) realiza nos dias 25 a 27 de setembro, na Casa das Irmãs Sacramentinas, Belo Horizonte (MG), a sua 29ª Assembleia. Essa assembleia tem objetivo de perscrutar os caminhos da missão existentes nas (arqui)dioceses do Regional, fazendo valer as palavras do Papa Francisco por ocasião do Dia Mundial das Missões. Espera-se uma representatividade de muitas das 32 (arqui)dioceses que compõem o Regional Leste 2. Para contribuir nas reflexões, a assembleia contará com a presença do secretário Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária, padre Sidnei Márcio Dornelas.
Participam da 29ª Assembleia do COMIRE Leste 2, coordenadores de COMIDIs, bem como responsáveis pela animação missionária, representantes da Infância, Adolescência e Juventude Missionária, COMISEs, CIMI e congregações que diretamente realizam trabalhos missionários nas (arqui)ioceses.
Para coordenadora do COMIRE, Cida Alves, espera-se promover uma profícua reflexão sobre a animação missionária através dos COMIDI’s e ou também nas diversas instâncias missionárias fortalecendo a articulação missionária no Regional.
A Casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora está localizada na rua Madre Beatriz Frambach , 84, Dom Cabral, próximo ao Portão 10 da PUC Minas, campus Coração Eucarístico.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CONGRESSO IAM EM CARATINGA







Cerca de 300 participantes, entre crianças, adolescentes e assessores da IAM (Infância e Adolescência Missionária) de diversas dioceses do estado de Minas Gerais reuniram-se em Caratinga, no leste do estado, para o 4º Congresso Estadual da IAM. O encontro aconteceu entre os dias 17 e 19 de julho e teve como tema “IAM e Educação” e como lema: “E todos os que o ouviam ficavam maravilhados com a beleza de suas respostas”, referência bíblica extraída de Lucas 2, 47. 


Na abertura, na noite de sexta, 17, o bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias, valorizou a importância do momento. De acordo com o bispo, a diocese de Caratinga acolhe o Congresso estadual com um desejo de que as crianças e adolescentes aprendam cada vez mais e depois transmitam o que aprenderam para os outros. “Sejamos discípulos missionários. Discípulo é aquele que segue, que aprende. Missionário é aquele que anuncia. Temos de fazer o esforço de sermos melhores, fazendo de nossa vida uma consagração a Jesus. Mesmo sendo crianças e adolescentes, queremos viver uma vida de saída, de missionários”, disse o bispo. 


De acordo com a coordenadora do Conselho Missionário do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, Aparecida Alves Gonçalves (Cida), a participação das crianças e adolescentes no congresso é um gesto concreto, consequência de um processo de estudo e oração sobre o tema da educação já realizado por todos os grupos de IAM em todo o estado de Minas. “O objetivo é discutir com as crianças e adolescentes essa questão da educação que é um assunto nacional. Não é só a educação escolar, mas também a educação ambiental, a questão do respeito, da participação da Igreja”, considerou a coordenadora. 


Cida considera ainda que o assunto foi de fácil discussão com o grupo, uma vez que o público do congresso se compõe principalmente de estudantes, que têm contato diário com a realidade educacional escolar e sócio familiar. “Os participantes discutiram sobre temas de seu cotidiano, como a estrutura física e pedagógica de suas escolas, destacando a precariedade da rede pública de ensino. Foram grandes pensadores hoje”, relatou. 


A dimensão missionária do tema foi justificada pela provocação para que os participantes assumam um lugar diferenciado no meio em que vivem, dando testemunho de sua participação na IAM. “Mesmo que essa discussão não atinja um efeito macro, cada participante vai sair daqui de uma maneira diferente. Nós focamos nisso, cada um pode fazer a diferença na vida do outro, meus pequenos gestos podem criar grandes efeitos”, explicou. 


A partir das discussões das crianças, foi elaborada uma carta final do congresso, que expressou de modo muito claro a consciência cidadã que os participantes já manifestam ao perceber uma série de fatores que levam à precariedade da educação, com destaque para a falta de investimentos e políticas públicas eficientes para a área. “Vale a pena destacar a importância da discussão desses assuntos na IAM, pois precisamos ser cristãos inseridos. Se as crianças conseguem dinamizar aquilo que elas aprendem na IAM e colocar isso na sua vivência, a IAM é um sinal da presença da Igreja na formação cidadã, a partir de uma cultura da paz, fazendo essa Igreja em saída, tão falada hoje”, finalizou Cida. 


Ao final do congresso, os participantes realizaram uma caminhada pelas principais ruas de Caratinga. Durante a caminhada, conduziram símbolos missionários, louvaram, rezaram e expressaram suas considerações acerca da temática da educação, reivindicando melhores condições e investimentos em políticas públicas. 


Ao final da celebração, o coordenador diocesano de pastoral, padre Geziel Almeida, realizou a leitura da provisão pela qual o bispo diocesano nomeia a missionária de Nossa Senhora das Graças, irmã Maria de Lourdes Altera, nova coordenadora diocesana da Infância e Adolescência Missionária na diocese de Caratinga. Na sequência leu-se a ata de posse da nova coordenação estadual da IAM, Maria Julia Tempesta Baratti, da diocese de Campanha, que dá continuidade aos frutuosos trabalhos de Maria das Dores Santos, a Dorinha, que por quase uma década dedicou-se a coordenação estadual da IAM. 


Maria Julia Baratti assume a coordenação com a missão de preparar a realização do 5º Congresso Estadual da IAM, na diocese de Campanha, em 2017. 






Fonte: Diocese de Caratinga

.

Reflexão sobre o papel da educação marca 4º Congresso Estadual da IAM, em Minas Gerais

Foi realizado no último final de semana, 17 a 19 de julho, em Caratinga (MG), o 4º Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária. O evento aconteceu no campus I do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) e teve como tema “IAM e Educação” e lema: “E todos os que o ouviam ficavam maravilhados com a beleza de suas respostas”, referência bíblica extraída de Lucas 2, 47.
De acordo com a coordenadora diocesana da Infância e Adolescência Missionária (IAM), irmã Luana Macedo, freira do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças, o encontro que acontece a cada dois anos tem como objetivo reunir representantes da IAM das dioceses de todo o estado de Minas Gerais, promovendo animação, avaliação e reflexão sobre algum tema de importância para o momento.
A abertura oficial do congresso se deu às 19 horas, na sexta-feira, 17, com uma missa no Santuário de Adoração, presidida pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira e concelebrada pelo assessor diocesano para a Pastoral Missionária, padre Júlio César de Sousa Pereira, entre outros padres.
Durante a missa, Dom Emanuel valorizou a importância da missão na vida da Igreja. “Nós missionários somos portadores da vida, temos de sair de situações que podem oprimir as pessoas que convivem conosco para conduzi-las à vida”, disse o bispo.
Dom Emanuel lembrou a fala de Jesus “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância”. “Mais importante que a lei é a vida, nós precisamos buscar a vida. Se nós trabalhamos para vida estamos sendo missionários”, enfatizou.
IAM e Educação
Durante o sábado, 18, os cerca de 300 participantes viveram momentos fortes de espiritualidade, partilha de experiências e testemunhos, além de uma ampla reflexão sobre o papel da educação na realidade das crianças e dos adolescentes.
De acordo com a coordenadora do Conselho Missionário do Regional Leste II, Aparecida Alves Gonçalves (Cida), a participação das crianças e adolescentes no congresso é um gesto concreto, consequência de um processo de estudo e oração sobre o tema da educação já realizado por todos os grupos de IAM em todo o estado de Minas. “O objetivo é discutir com as crianças e adolescentes essa questão da educação que é um assunto nacional. Não é só a educação escolar, mas também a educação ambiental, a questão do respeito, da participação da Igreja”, considerou a coordenadora.
Cida considera que o assunto é de fácil discussão com o grupo, uma vez que o público do congresso se compõe principalmente de estudantes, que têm contato diário com a realidade educacional escolar e sócio familiar. “Os participantes discutiram sobre temas de seu cotidiano, como a estrutura física e pedagógica de suas escolas, destacando a precariedade da rede pública de ensino. Foram grandes pensadores hoje”, relatou.
A dimensão missionária do tema foi justificada pela provocação para que os participantes assumam um lugar diferenciado no meio em que vivem, dando testemunho de sua participação na IAM. “Mesmo que essa discussão não atinja um efeito macro, cada participante vai sair daqui de uma maneira diferente. Nós focamos nisso, cada um pode fazer a diferença na vida do outro, meus pequenos gestos podem criar grandes efeitos”, explicou.
Após a reflexão sobre o tema e o lema, as crianças e adolescentes tiveram uma participação especial. A partir das discussões das crianças foi elaborada uma carta final do congresso, que expressa de modo muito claro a consciência cidadã que os participantes já manifestam ao perceber uma série de fatores que levam à precariedade da educação, com destaque para a falta de investimentos e políticas públicas eficientes para a área. “Vale a pena destacar a importância da discussão desses assuntos na IAM, pois precisamos ser cristãos inseridos. Se as crianças conseguem dinamizar aquilo que elas aprendem na IAM e colocar isso na sua vivência, a IAM é um sinal da presença da Igreja na formação cidadã, a partir de uma cultura da paz, fazendo essa Igreja em saída, tão falada hoje”, finalizou Cida.
Envio
No domingo, 19, após fazerem um momento de avaliação e planejamento do Congresso e de encaminhamentos para a caminhada da Infância e Adolescência Missionárias nas dioceses participantes e proceder a leitura da carta-final do Congresso, com as conclusões dos participantes sobre a realidade da educação no Estado de Minas Gerais, crianças, adolescentes e assessores presentes no 4º Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária realizaram uma caminhada entre o Centro de Convenções Dário Grossi e o Santuário de Adoração, local onde foi celebrada a missa de encerramento.
Durante a caminhada, os participantes conduziram símbolos missionários, louvaram, rezaram e expressaram suas considerações acerca da temática da educação, reivindicando melhores condições e investimentos em políticas públicas.
Já no Santuário, o bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias, presidiu a eucaristia, concelebrada por vários padres. Em sua homilia, o bispo manifestou sua alegria em acolher o congresso na diocese de Caratinga. “Estamos terminando nosso 4º congresso estadual, graças a Deus! Encontro bom, bonito, cheio de conteúdo, cheio de vida. Chegamos ao final louvando e bendizendo a Deus”, avaliou.
Novas coordenações da IAM
Ao final da celebração, o coordenador diocesano de pastoral, padre Geziel Almeida, realizou a leitura da provisão pela qual o bispo diocesano nomeia a missionária de Nossa Senhora das Graças, irmã Maria de Lourdes Altera, nova coordenadora diocesana da Infância e Adolescência Missionária na diocese de Caratinga. Na sequência leu-se a ata de posse da nova coordenação estadual da IAM, Maria Julia Tempesta Baratti, da diocese de Campanha, que dá continuidade aos frutuosos trabalhos de Maria das Dores Santos, a Dorinha, que por quase uma década dedicou-se a coordenação estadual da IAM.
Maria Julia Baratti assume a coordenação com a missão de preparar a realização do 5º Congresso Estadual da IAM, na diocese de Campanha, em 2017.
Com informações da Diocese de Caratinga

IAM de Minas Gerais inicia organização de seu 4º Congresso Estadual

Imprimir
E-mail
Por Assessoria de Imprensa   
10 / Jul / 2014 15:33
No dia 5 de julho, foi realizado nas dependências do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga (MG), a primeira reunião entre a equipe diocesana da Infância e Adolescência Missionária. o encontro aconteceu durante a finalização dos trabalhos do dia de sábado dos encontros ELMI/EFAIAM da Diocese de Caratinga.
O grupo foi representada pela irmã Maria Inês, pelo secretário geral do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) da diocese de Caratinga, Aldair Gustavo e pela coordenadora da Infância e Adolescência Missionária no estado de Minas Gerais, Maria das Dores Silva Santos, Dorinha, como é conhecida. O encontro foi para tratar de assuntos referentes ao 4º Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária de Minas Gerais que acontecerá aqui na cidade de Caratinga em 2015.
Durante a reunião, oficialmente foi iniciado os trabalhos de preparação sobre o congresso. No inicio da reunião a coordenadora estadual Dorinha, destacou os pontos positivos e negativos do ultimo congresso realizado em Montes Claros, no ano de 2013. Ela também citou e sugeriu a coordenação diocesana que as equipes sejam montadas de forma parecidas com a que é utilizada hoje em encontros já renomados como o ECC, EAC, e EJC. Dorinha ressaltava que "deve haver integração entre todas as pastorais da diocese, no entanto, é necessário conservar a frente dessas equipes pessoas envolvidas no carisma e no trabalho da IAM".
Dentre as discussões, o secretário do Comidi, Aldair, sugeriu que fosse criado um subsidio para que seja enviado a todas as dioceses do estado de Minas Gerais como forma de preparação para as crianças que estarão participando no congresso. Aldair destaca que “a perfeita harmonia entre a equipe local com suas pastorais e movimentos auxiliando a IAM e a coordenação estadual da IAM da forma que vem sendo feita até agora contribui e muito para o êxito do congresso.” E acrescenta “ a ideia desse material vem como forma de animar e preparar os corações dos nossos pequenos missionários que receberemos em nossa cidade. A idéia é de um subsidio simples, dinâmico e que levem as crianças e adolescentes missionários a refletir sobre a missão delas e sobre a importância do congresso para a obra missionária.”
Tema, lema e data do congresso
O congresso se realizará a principio nos dias 17,18 e 19  do mês de julho de 2015, no Centro de Convenções "Dário Grossi", na cidade de Caratinga e terá como tema "IAM e Educação" e seu lema será "Todos que ouviam ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas." (Lc 2,47)
Ao fim da reunião o secretário do Comidi e a coordenadora estadual Dorinha reafirmaram a importância dessa primeira reunião e ressaltaram sobre  muitas decisões importantes que já aconteceram ainda nesse primeiro encontro. Pelo menos mais três reuniões acontecerão ainda nesse ano de 2014 entre a equipe local e a coordenação estadual.
Fonte: COMIDI - Diocese de Caratinga

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA