Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Reflexão sobre o papel da educação marca 4º Congresso Estadual da IAM, em Minas Gerais

Foi realizado no último final de semana, 17 a 19 de julho, em Caratinga (MG), o 4º Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária. O evento aconteceu no campus I do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) e teve como tema “IAM e Educação” e lema: “E todos os que o ouviam ficavam maravilhados com a beleza de suas respostas”, referência bíblica extraída de Lucas 2, 47.
De acordo com a coordenadora diocesana da Infância e Adolescência Missionária (IAM), irmã Luana Macedo, freira do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças, o encontro que acontece a cada dois anos tem como objetivo reunir representantes da IAM das dioceses de todo o estado de Minas Gerais, promovendo animação, avaliação e reflexão sobre algum tema de importância para o momento.
A abertura oficial do congresso se deu às 19 horas, na sexta-feira, 17, com uma missa no Santuário de Adoração, presidida pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira e concelebrada pelo assessor diocesano para a Pastoral Missionária, padre Júlio César de Sousa Pereira, entre outros padres.
Durante a missa, Dom Emanuel valorizou a importância da missão na vida da Igreja. “Nós missionários somos portadores da vida, temos de sair de situações que podem oprimir as pessoas que convivem conosco para conduzi-las à vida”, disse o bispo.
Dom Emanuel lembrou a fala de Jesus “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância”. “Mais importante que a lei é a vida, nós precisamos buscar a vida. Se nós trabalhamos para vida estamos sendo missionários”, enfatizou.
IAM e Educação
Durante o sábado, 18, os cerca de 300 participantes viveram momentos fortes de espiritualidade, partilha de experiências e testemunhos, além de uma ampla reflexão sobre o papel da educação na realidade das crianças e dos adolescentes.
De acordo com a coordenadora do Conselho Missionário do Regional Leste II, Aparecida Alves Gonçalves (Cida), a participação das crianças e adolescentes no congresso é um gesto concreto, consequência de um processo de estudo e oração sobre o tema da educação já realizado por todos os grupos de IAM em todo o estado de Minas. “O objetivo é discutir com as crianças e adolescentes essa questão da educação que é um assunto nacional. Não é só a educação escolar, mas também a educação ambiental, a questão do respeito, da participação da Igreja”, considerou a coordenadora.
Cida considera que o assunto é de fácil discussão com o grupo, uma vez que o público do congresso se compõe principalmente de estudantes, que têm contato diário com a realidade educacional escolar e sócio familiar. “Os participantes discutiram sobre temas de seu cotidiano, como a estrutura física e pedagógica de suas escolas, destacando a precariedade da rede pública de ensino. Foram grandes pensadores hoje”, relatou.
A dimensão missionária do tema foi justificada pela provocação para que os participantes assumam um lugar diferenciado no meio em que vivem, dando testemunho de sua participação na IAM. “Mesmo que essa discussão não atinja um efeito macro, cada participante vai sair daqui de uma maneira diferente. Nós focamos nisso, cada um pode fazer a diferença na vida do outro, meus pequenos gestos podem criar grandes efeitos”, explicou.
Após a reflexão sobre o tema e o lema, as crianças e adolescentes tiveram uma participação especial. A partir das discussões das crianças foi elaborada uma carta final do congresso, que expressa de modo muito claro a consciência cidadã que os participantes já manifestam ao perceber uma série de fatores que levam à precariedade da educação, com destaque para a falta de investimentos e políticas públicas eficientes para a área. “Vale a pena destacar a importância da discussão desses assuntos na IAM, pois precisamos ser cristãos inseridos. Se as crianças conseguem dinamizar aquilo que elas aprendem na IAM e colocar isso na sua vivência, a IAM é um sinal da presença da Igreja na formação cidadã, a partir de uma cultura da paz, fazendo essa Igreja em saída, tão falada hoje”, finalizou Cida.
Envio
No domingo, 19, após fazerem um momento de avaliação e planejamento do Congresso e de encaminhamentos para a caminhada da Infância e Adolescência Missionárias nas dioceses participantes e proceder a leitura da carta-final do Congresso, com as conclusões dos participantes sobre a realidade da educação no Estado de Minas Gerais, crianças, adolescentes e assessores presentes no 4º Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária realizaram uma caminhada entre o Centro de Convenções Dário Grossi e o Santuário de Adoração, local onde foi celebrada a missa de encerramento.
Durante a caminhada, os participantes conduziram símbolos missionários, louvaram, rezaram e expressaram suas considerações acerca da temática da educação, reivindicando melhores condições e investimentos em políticas públicas.
Já no Santuário, o bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias, presidiu a eucaristia, concelebrada por vários padres. Em sua homilia, o bispo manifestou sua alegria em acolher o congresso na diocese de Caratinga. “Estamos terminando nosso 4º congresso estadual, graças a Deus! Encontro bom, bonito, cheio de conteúdo, cheio de vida. Chegamos ao final louvando e bendizendo a Deus”, avaliou.
Novas coordenações da IAM
Ao final da celebração, o coordenador diocesano de pastoral, padre Geziel Almeida, realizou a leitura da provisão pela qual o bispo diocesano nomeia a missionária de Nossa Senhora das Graças, irmã Maria de Lourdes Altera, nova coordenadora diocesana da Infância e Adolescência Missionária na diocese de Caratinga. Na sequência leu-se a ata de posse da nova coordenação estadual da IAM, Maria Julia Tempesta Baratti, da diocese de Campanha, que dá continuidade aos frutuosos trabalhos de Maria das Dores Santos, a Dorinha, que por quase uma década dedicou-se a coordenação estadual da IAM.
Maria Julia Baratti assume a coordenação com a missão de preparar a realização do 5º Congresso Estadual da IAM, na diocese de Campanha, em 2017.
Com informações da Diocese de Caratinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA