Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

terça-feira, 29 de setembro de 2015

ASSEMBLEIA COMIRE LESTE 2 ENFATIZA DECRETO AD GENTES




Nos dias 25 a 27 de setembro de 2015, aconteceu em Belo Horizonte, a 29ª Assembleia do COMIRE LESTE 2. A Assembleia contou com a participação de 40 participantes de 14 Dioceses do Regional, membros de COMIDIS, COMISES, IAM, JM, SANTAS MISSÕES POPULARES, RELIGIOSOS e foi motivada por Padre Sidnei Marco Dornelas, secretário Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária. Padre Sidnei conduziu os trabalhos tendo como tema os 50 anos do Decreto Ag Gentes. Também fez referências a outros documentos da Igreja, Lúmen Gentium, Documento de Aparecida, Evangelii Gaudiun e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.  Tal Igreja se concretiza na história o que fora muito abordado pelo Concílio Vaticano II. A ideia que se tem, portanto agora, é que a Igreja celeste se concretize na história através da Igreja Peregrina, povo de Deus: “O povo de Deus no deserto andava... Também sou teu povo Senhor...” Todos os batizados são membros do povo de Deus, membros da Igreja peregrina, sinal de povo de Deus na história. Isso compromete a todos na caminhada. Diante de Deus todos são os seus filhos e filhas, enfatiza padre Sidnei.
A presença das lideranças missionárias nessa Assembleia foi de grande valia e pela 1ª vez na assembleia a presença da Diocese de Araçuaí. “Vim como expectativa de aprender o sentido teórico e prático da missão e que já foi superada positivamente, tendo o encontro possibilitado uma compreensão maior dos COMIRES, COMISES, COMINA, COMIDIS, COMIPAS, IAM E JM. Nós aprofundamos o tema com os documentos importantes da Igreja e isso me possibilitou entrar em contato mais profundo com a motivação do Papa Francisco “uma Igreja em saída” e agora posso levar para a Diocese de Araçuaí um pouco mais sobre o ser missionário que deve perpassar todas as pastorais e não ser mais um grupo dentro da Paróquia, pontua o Diácono Alexandre de Campos Leite, ss. cc.
A Assembleia foi bastante participativa, com intervenções e testemunhos. Para Eliana Machado, arquidiocese de Vitória, a assembleia foi um momento de celebrar os 50 anos do Decreto Ad Gentes, pois além da formação, as partilhas e a fraternidade foram parte integrante da comemoração. Para a arquidiocese de Vitória foi esclarecedor quanto à organização, bem como a ajuda para a animação missionária no diz respeito à formação e articulação na Província de Vitória, finaliza Eliana.
Para dinamizar ainda mais, em grupo por Diocese, os participantes puderam também avaliar a animação, articulação e ação missionaria em suas realidades e elencar prioridades para a Diocese no próximo ano. O que mais foi enfatizado foi a questão do leigo na missão.
A assembleia terminou no domingo, 27, com os encaminhamentos e conclusão dos trabalhos realizados que teve como ação concreta um Congresso Missionário Leste 2, em Ipatinga/MG, com ênfase nos leigos, que será realizado nos dias 22 a 25 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA