Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CONGRESSO IAM EM CARATINGA







Cerca de 300 participantes, entre crianças, adolescentes e assessores da IAM (Infância e Adolescência Missionária) de diversas dioceses do estado de Minas Gerais reuniram-se em Caratinga, no leste do estado, para o 4º Congresso Estadual da IAM. O encontro aconteceu entre os dias 17 e 19 de julho e teve como tema “IAM e Educação” e como lema: “E todos os que o ouviam ficavam maravilhados com a beleza de suas respostas”, referência bíblica extraída de Lucas 2, 47. 


Na abertura, na noite de sexta, 17, o bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias, valorizou a importância do momento. De acordo com o bispo, a diocese de Caratinga acolhe o Congresso estadual com um desejo de que as crianças e adolescentes aprendam cada vez mais e depois transmitam o que aprenderam para os outros. “Sejamos discípulos missionários. Discípulo é aquele que segue, que aprende. Missionário é aquele que anuncia. Temos de fazer o esforço de sermos melhores, fazendo de nossa vida uma consagração a Jesus. Mesmo sendo crianças e adolescentes, queremos viver uma vida de saída, de missionários”, disse o bispo. 


De acordo com a coordenadora do Conselho Missionário do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, Aparecida Alves Gonçalves (Cida), a participação das crianças e adolescentes no congresso é um gesto concreto, consequência de um processo de estudo e oração sobre o tema da educação já realizado por todos os grupos de IAM em todo o estado de Minas. “O objetivo é discutir com as crianças e adolescentes essa questão da educação que é um assunto nacional. Não é só a educação escolar, mas também a educação ambiental, a questão do respeito, da participação da Igreja”, considerou a coordenadora. 


Cida considera ainda que o assunto foi de fácil discussão com o grupo, uma vez que o público do congresso se compõe principalmente de estudantes, que têm contato diário com a realidade educacional escolar e sócio familiar. “Os participantes discutiram sobre temas de seu cotidiano, como a estrutura física e pedagógica de suas escolas, destacando a precariedade da rede pública de ensino. Foram grandes pensadores hoje”, relatou. 


A dimensão missionária do tema foi justificada pela provocação para que os participantes assumam um lugar diferenciado no meio em que vivem, dando testemunho de sua participação na IAM. “Mesmo que essa discussão não atinja um efeito macro, cada participante vai sair daqui de uma maneira diferente. Nós focamos nisso, cada um pode fazer a diferença na vida do outro, meus pequenos gestos podem criar grandes efeitos”, explicou. 


A partir das discussões das crianças, foi elaborada uma carta final do congresso, que expressou de modo muito claro a consciência cidadã que os participantes já manifestam ao perceber uma série de fatores que levam à precariedade da educação, com destaque para a falta de investimentos e políticas públicas eficientes para a área. “Vale a pena destacar a importância da discussão desses assuntos na IAM, pois precisamos ser cristãos inseridos. Se as crianças conseguem dinamizar aquilo que elas aprendem na IAM e colocar isso na sua vivência, a IAM é um sinal da presença da Igreja na formação cidadã, a partir de uma cultura da paz, fazendo essa Igreja em saída, tão falada hoje”, finalizou Cida. 


Ao final do congresso, os participantes realizaram uma caminhada pelas principais ruas de Caratinga. Durante a caminhada, conduziram símbolos missionários, louvaram, rezaram e expressaram suas considerações acerca da temática da educação, reivindicando melhores condições e investimentos em políticas públicas. 


Ao final da celebração, o coordenador diocesano de pastoral, padre Geziel Almeida, realizou a leitura da provisão pela qual o bispo diocesano nomeia a missionária de Nossa Senhora das Graças, irmã Maria de Lourdes Altera, nova coordenadora diocesana da Infância e Adolescência Missionária na diocese de Caratinga. Na sequência leu-se a ata de posse da nova coordenação estadual da IAM, Maria Julia Tempesta Baratti, da diocese de Campanha, que dá continuidade aos frutuosos trabalhos de Maria das Dores Santos, a Dorinha, que por quase uma década dedicou-se a coordenação estadual da IAM. 


Maria Julia Baratti assume a coordenação com a missão de preparar a realização do 5º Congresso Estadual da IAM, na diocese de Campanha, em 2017. 






Fonte: Diocese de Caratinga

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA