Dom Lanza convida para o Congresso Missionário

IRMÃ ANASTÁSCIA, QUÊNIA

ARTHUR DENADE, JM DO ESPÍRITO SANTO

GABRIELA NASS, IAM ESPÍRITO SANTO

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Encontro de Seminaristas da Província Eclesiástica de Mariana (MG) aprofunda tema da missão

Por João Luiz da Silva   
01 / Out / 2014 14:45
A província eclesiástica de Mariana (MG) realizou, entre os dias 26 e 28 de setembro, o seu 3º Encontro de Seminaristas. A reunião aconteceu num espírito de muita alegria e comunhão, no Seminário diocesano Nossa Senhora do Rosário na diocese de Caratinga (MG) e contou com a participação de 60 seminaristas provenientes da arquidiocese de Mariana e das dioceses de Caratinga, Governador Valadares e Itabira - Coronel Fabriciano.
O encontro também contou com a participação de alguns seminaristas vindos de Guanhães, Teófilo Otoni e Araçuaí, da província Eclesiástica de Diamantina. Neste ano, os futuros presbíteros refletiram sobre o tema “Espiritualidade e Missão”, que foi trabalhado pela Irmã Alzira Munhoz, CF, de Belo Horizonte.

Em sua apresentação, a religiosa recordou a mudança de paradigma ou uma “mudança de Era” vivida na atualidade. Segundo ela, está havendo “uma mudança de estrutura em relação ao homem, marcado pelo egocentrismo e pelo individualismo. Cada vez mais o homem se sente autossuficiente. E estas mudanças estão diretamente relacionadas às mudanças climáticas, políticas e econômicas, o que interfere na ação missionária, pois, ao sair em missão é quase impossível não se deparar com todas estas situações”.

A assessora chamou a atenção para a urgência de novas práticas missionárias, novas abordagens conceituais e metodológicas, assim como a importância de se cultivar a espiritualidade antes de sair em missão. “O mundo nos apresenta uma enorme desigualdade social que se concretiza entre os mais pobres. Responder a esses clamores implica em repensar e reprojetar a missão. Novos tempos exigem novas abordagens conceituais e metodologias, novas atitudes e estratégicas. Precisamos estar imbuídos de uma profunda espiritualidade missionária”, afirmou.

Outro aspecto importante ressaltado foi a questão da comunhão trinitária. Todo missionário deve sustentar a sua espiritualidade e a sua ação missionária na comunhão trinitária, pois, “a Trindade é missionária, uma vez que ela está em movimento”, afirmou a Irmã e complementou. “O missionário deve viver a alegria desta comunhão e aquele que estiver imbuído no movimento trinitário cumprirá bem sua missão”.

O Encontro dos Seminaristas da província Eclesiástica de Mariana é promovido todos os anos, pelos Conselhos Missionários dos Seminários (Comises) e tem como objetivo criar entre os seminaristas e suas Igrejas Particulares um espírito de unidade, bem como refletir sobre a dimensão missionária nas casas de formação. Além do caráter formativo, durante o Encontro são motivados momentos de convivência e troca de experiências. O 4º Encontro, no próximo ano, será na diocese de Itabira e Coronel Fabriciano.
A arquidiocese de Belo Horizonte no Regional Leste 2 da CNBB acolhe, entre os dias 9 e 12 de julho de 2015, o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. 

Criada primeira Equipe Provincial dos Comises

Há alguns anos, os Comises da província Eclesiástica de Mariana vêm contribuindo consideravelmente com as equipes de formadores dos seminários, de forma mais direta na dimensão missionária. Fica evidente nas dioceses o bem que é ter dentro das casas de formação uma equipe que articula momentos de reflexão, orações e missões. Por isso, em uma reunião provincial dos representantes das quatro dioceses, viu-se a necessidade de uma melhor organização destes Conselhos enquanto província.

Por isso, foi criada uma Equipe provincial para auxiliar os trabalhos dos Comises, por um mandato de dois anos: Higor Luiz Arantes Nepomuceno (de Caratinga), Adriano Mendes de Pinho (de Itabira e Coronel Fabriciano), Hércules Amorim Werneck (de Governador Valadares) e Fernando Paulo A. M. Santos (de Mariana), foram eleitos tendo como coordenador provincial, Higor Luiz e secretário, Adriano Mendes. Além dos seminaristas, será confirmado também um padre que acompanhará a equipe.

Comunicação Comises do Regional Leste 2.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Comire Regional Leste 2 realiza Assembleia

Por Eurípedes Júnior   
O Conselho Missionário Regional (Comire) Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) realizou, nos dias 19 a 21 de setembro, a sua XXVIII Assembleia. O encontro que contou com a presença de representantes de 16 dioceses, aconteceu no Centro de Formação Martina Toloni, na cidade de Vila Velha (ES). Participaram também, membros do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM).
O tema de formação foi apresentado pelo padre Sidnei Márcio Dornelas, CS, assessor da comissão Episcopal para Missão Continental da CNBB que refletiu sobre a Exortação Apostólica do papa Francisco,Evangelii Gaudium. “A ação missionária é paradigma de toda obra da Igreja. A dimensão paradigmática nos faz rever todas as estruturas da evangelização, rever a nossa visão de Igreja. A intenção do papa Francisco é analisar o Concílio Vaticano II propondo ações para colocá-lo em prática. Não é a Igreja que tem uma missão, mas é a missão que tem uma Igreja”, enfatizou o padre ao destacar a necessidade da Nova Evangelização.
“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (cf. EG 1).
O encontro teve como objetivo partilhar, articular e avaliar a caminhada missionária do Regional Leste 2, tendo como animação missionária à luz da Exortação Apostólica do papa Francisco. A programação incluiu momentos dinâmicos, participativos e com vários testemunhos missionários. Para Maria do Carmo Novo, leiga consagrada e membro do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) de Cachoeiro de Itapemirim (ES), a Assembleia teve uma importância muito grande, pois “destacou a alegria do Evangelho, orientações do papa Francisco e isso nos leva a fazer o mesmo caminho de Cristo, sempre com o ardor missionário”, afirmou. “O conteúdo foi de excelente qualidade, onde pudemos aprimorar ainda mais os nossos conhecimentos, trocar experiências, avançar e amadurecer no campo da missão”, complementou.
Satisfeito com a participação e com ação da equipe executiva do Comire, Dom José Lanza Neto, bispo de Guaxupé (MG) e referencial para a missão no Regional Leste 2, sublinhou que, “não podemos perder o espírito, a mística, pois se a perdermos não chegaremos a nada com nossos trabalhos de evangelização. O que tem que aparecer é a mística”, finalizou.
Na oportunidade, o Regional sinalizou ações para o ano de 2015, entre elas o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, a ser realizado de 09 a 12 de julho na cidade de Belo Horizonte.
Fonte: pom.org.br

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

IAM e JM realizam formação na Diocese de Campanha

Fonte: jmissionaria.blogstpo.com

A cidade de Três Corações (MG) acolheu, nos dias 30 e 31 de agosto, um encontro de formação para Infância, Adolescência e Juventude Missionaria da Diocese de Campanha (MG). Os trabalhos tiveram a assessoria de Maria das Dores, coordenadora Estadual da IAM.

Na ocasião foram tratados temas como Historia e carisma da IAM, Formação Litúrgica, Metodologia da IAM e JM, Psicopedagogia das Idades, Espiritualidade Missionária , Perfil do coordenador, Perfil do Assessor,  Compromissos da IAM, entre outros.


Participaram da formação 68 pessoas das cidades de Careaçu, Cordislândia, Cambuquira, Varginha, Nepomuceno, Três Pontas, São Gonçalo do Sapucaí, Santana da Vargem e Itamonte. Contamos também com a presença de Marcelo, jovem Missionário da cidade de Belo Horizonte MG, que com seu testemunho, alegria e entusiasmo a todos contagiou.

Maria Júlia Tempesta Baratti
Coordenadora Diocesana da IAM

ASSEMBLEIA DO COMIRE LESTE 2


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Belo Horizonte será sede do Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Por Silas de Oliveira
Fonte: www.pom.org.br  
22 / Ago / 2014 18:19
A arquidiocese de Belo Horizonte (MG), Regional Leste 2 da CNBB, será sede do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (CMNS) a ser realizado nos dias 9 a 12 de julho de 2015. Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) o Congresso pretende reunir até 400 pessoas entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados.
Com o objetivo de iniciar o processo de preparação do evento, foi realizada no último dia 20, no Centro Missionário Santa Teresinha em Belo Horizonte, a primeira reunião com a equipe executiva do Conselho Missionário do Regional (Comire) Leste 2. Participaram o bispo referencial para a Missão no Regional, dom José Lanza Neto, bispo de Guaxupé (MG), padre Jaime Carlos Patias, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, membros do Conselho Missionário Diocesano de Belo Horizonte (Comidi) e o secretário de planejamento do vicariato de Pastoral da arquidiocese de Belo Horizonte, Rafael Pujoni.
“Que o Espírito nos ilumine e nos impulsione na missão”, disse dom José Lanza ao tornar oficial a sede do Congresso. O principal objetivo é a animação missionária dos seminaristas, a fim de que, os futuros presbíteros vivam a dimensão ministerial numa missão mais ousada, além das ações de evangelização paroquiais.
Na reunião foram definidas as equipes que cuidarão dos diversos aspectos do Congresso. Diante da disponibilidade dos presentes, dom José Lanza pediu a força de Deus para que a missão aconteça, encorajando o grupo nos trabalhos em preparação. Segundo o bispo, o Congresso “será um momento oportuno de graça, pois animará os jovens chamados ao ministério sacerdotal para a missão”.
Congresso é promovido em parceria com a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); Conselhos Missionários de Seminaristas (Comise), Comire Leste 2, e arquidiocese de Belo Horizonte.
O 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas foi realizado em Brasília (DF), nos dias 04 a 10 de julho de 2010.
Comunicação Comire Leste 2.

sábado, 12 de julho de 2014

Juventude Missionária de Colatina realiza encontro de formação

Por Gabriela Almeida

Aconteceu no domingo dia 06 de Julho de 2014 o encontro da Juventude Missionária em Linhares na Paróquia Bom Pastor, junto das Paróquias Santíssima Trindade, São João Batista e Nossa Senhora do Rosário da Diocese de Colatina (ES). No total foram 110 participantes no encontro que caminham com a Juventude Missionária na Diocese. Quem estava presente também era a IAM da paróquia que acolheu o encontro, que além de participar, motivou os jovens a trabalharem em união com as crianças e adolescentes.
O encontro iniciou-se com uma celebração da Palavra e logo após foi servido o café. Com o tema: “Como crerão naquele de quem nada ouviram?” (Rm 10,14,) O objetivo do encontro foi de motivar e animar ainda mais a Juventude Missionária dando clareza do carisma missionário, principalmente na missão além-fronteiras e “ad gentes” dispondo-se a levar a dimensão missionária a outras pessoas. Além disso, por meio dos testemunhos dos jovens presentes compartilharem das experiências missionárias para fortalecer ainda mais a caminhada. O encontro foi assessorado pela coordenadora estadual da Juventude Missionária no estado do (ES) Gabriela Almeida.

Para Gabriel Viçose, atual representante da Juventude Missionária na Diocese de Colatina as experiências proporcionadas pelo encontro foram de fato um indispensável adubo para o fortalecimento e crescimento dos grupos de jovens missionários na diocese: “A oportunidade de nos aprofundarmos no conhecimento da Obra a qual pertencemos, sem dúvida nos torna mais apaixonados pela missão e pela bela metodologia que nos ampara. Na ocasião, foi firmado o compromisso de caminharmos sempre ao lado da Infância e Adolescência Missionária, vendo nas crianças, aqueles que irão nos suceder e manterão a vitalidade dos grupos. Com o tema “Como crerão naquele de quem nada ouviram?”, versículo retirado da carta aos romanos, o encontro ressaltou para nós a importância de buscarmos incessantemente o ardor missionário, aquele mesmo que conduziu os primeiros discípulos, e nos leva hoje a anunciar Jesus Cristo, a fim de torná-lo conhecido e amado por todos os povos.
Caio Preato Malacarne, da Diocese de São Mateus que também participou do encontro se alegrou pelo espírito  envolvente dos  jovens participantes que estavam com um ardor de plena felicidade: “A juventude missionária tem de ser animada sempre,  pois a missão é difícil, mas suas recompensas são enormes, não materiais,  mas sim de gestos simples como: caridade, sorrisos, amizades, companheirismo e muito amor no coração.”
O encontro encerrou-se com um envio missionário dispondo a todos os presentes o compromisso de batizados e depois do almoço houve uma animada quadrilha missionária.

Realizada 7ª Formação Missionária para seminaristas e jovens presbíteros, em Brasília

Por Seminarista João Luiz da Silva
Coordenador dos COMISEs do Regional Leste 2 da CNBB
Arquidiocese de Mariana - MG

    Aconteceu entre os dias 29 de junho a 05 de julho, a 7ª Formação Missionária para seminaristas e jovens presbíteros (Formise) em Brasília, promovida pelo Centro Cultural Missionário (CCM). A formação teve como tema “A alegria do Evangelho e a dimensão ministerial da missão”, o curso contou com a participação de 62 seminaristas três presbíteros e dois diáconos, diocesanos e religiosos, de diversas regiões do Brasil.
     Na segunda, 30, dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, abriu o estudo com o tema: “viver a Missão presbiteral anunciando a alegria do Evangelho”. Foi muito pertinente para nós participantes percebermos o quanto é importante anunciar a Palavra com alegria e entusiasmo. Dom Pedro Brito ressaltou que devemos nos encantar por Jesus para que nossa alegria em testemunhá-lo seja ainda maior. Segundo ele, “o segredo da vida presbiteral está em seguir e servir a Jesus, encantado por Ele. É esta motivação que dá sentido a uma verdadeira vocação. E a manifestação deste encantamento é a alegria de ser missionário presbítero. A perseverança de um presbítero na missão depende da contínua adesão ao estilo de vida missionária de Jesus”, sublinhou.
     Na terça, 01, tivemos a oportunidade de refletirmos sobre o tema: “O missionário presbítero ministro da Palavra”. Para aprofundar este tema esteve presente conosco o Padre Décio José Walker, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Bíblico-Catequética. Ele ressaltou que a missão do missionário presbítero é fazer as pessoas aderirem à pessoa de Jesus Cristo, testemunhando o amor ao Reino de Deus. A bíblia deve ser o instrumento que norteia a vida do povo e a vida do missionário presbítero, é na escuta da Palavra que Deus nos comunica a boa nova e o caminho certo a seguir.
    Na quarta, 02, esteve presente o padre José Carlos Sala, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, que desenvolveu o tema: “O missionário presbítero ministro da liturgia”. Durante todo este dia refletimos sobre a importância da liturgia na vida de fé do povo, com enfoque na inculturação, pois é necessário o missionário presbítero conhecer o chão que está pisando para que a mensagem do evangelho seja eficaz.
    Na quinta, 03, o estudo se deteve em aprofundar o tema da caridade “O missionário presbítero ministro da caridade”. Para o desenvolvimento deste tema quem nos ajudou foi o padre Sidnei Marco Danelas, CS, da Comissão Episcopal para a missão Continental. Ele nos alertou sobre o tripé indispensável na evangelização: prática da caridade, anúncio da Palavra e administração dos sacramentos. Segundo o assessor, as pastorais sociais são grandes instrumentos para cuidarmos da vida do povo. Tendo em vista a doutrina social da Igreja, que nos ensina que a caridade vai além de dar cestas básicas a quem precisa, o objetivo é fazer com que as pessoas se sintam como gente, com sua dignidade respeitada.
     Na sexta, 04, o padre Estêvão Raschietti, SX, secretário executivo do CCM nos brindou com o tema: “O missionário presbítero ministro ad gentes e além fronteiras”. Segundo o assessor do dia a missão é uma dinâmica de “saída”. Somos todos chamados a testemunhar Jesus Cristo aos povos, não nos limitando às fronteiras geográficas, mas nos colocarmos a serviço dos mais necessitados, independentemente de onde seja o local de missão. Padre Estêvão nos alertou que o encontro com Jesus Cristo pode não resolver muita coisa se este encontro não nos levar logo a aderir à missão de Jesus Cristo.
     No término da 7ª FORMISE o Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime Patias, IMC, nos exortou a voltarmos para nossas dioceses e congregações com o espírito missionário renovado e com o desejo de testemunharmos a urgência da dimensão missionária dentro de nossas casas de formação. O conselho missionário de seminaristas (COMISE) é um grande instrumento para se trabalhar o tema da missão nos seminários. Segundo padre Jaime é importante articular os COMISEs em parceria com o COMIPA, COMIDI, COMIRE, COMINA e outros organismos, para se ter um trabalho mais eficaz e que esteja sempre em comunhão.
    Nesta ocasião foi divulgado, pelo padre Jaime, o regional e a cidade que sediará o segundo Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, será no nosso regional Leste 2, na cidade de Belo Horizonte, em julho de 2015.
     Enfim, a 7ª FORMISE Nacional representou para nós seminaristas um tempo de encontro e estudo, de um tema que é importantíssimo na nossa Igreja e que deve ser trabalhado e estudado nas diversas instâncias para que o evangelho seja testemunhado a todos os povos.
     Que a Virgem Maria, primeira missionária, nos ajude a sermos verdadeiros discípulos-missionários de Jesus Cristo a serviço do Reino.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Ordenação Diaconal Jader e João Batista - Diocese de São Mateus

Com festa e muita alegria, a Diocese de São Mateus acolheu no último sábado, 21 de junho, dois novos servidores: o Diác. Jader eDiác. João Batista foram ordenados na Catedral Diocesana, pela imposição das mãos de Dom Zanoni, nosso bispo diocesano.
A Igreja-Mãe estava repleta de gente. Fiéis vieram de perto e de longe para participar deste bonito e emocionante momento.
Estes dois jovens muitos queridos escolheram por lema de sua ordenação, a seguinte citação: "Por causa do Evangelho eu faço tudo", tirada da carta de Paulo aos Coríntios.
Rezemos pelo ministério dos neo-diáconos, para que estejam sempre atentos às necessidades dos irmãos e levem a eles a mensagem libertadora de Jesus Cristo, o missionário do Pai.

Clique aqui e veja as fotos:

Fonte: www.diocesedesaomateus.org.br 

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Ordenação Diaconal de Jder Jesus e João Batista, Diocese de São Mateus

Neste sábado, 21 de junho, os seminaristas João Batista Vieira e Jader Jesus Silva serão ordenados Diáconos pela imposição das mãos do bispo Dom Zanoni para servir à Santa Mãe Igreja e ao povo santo de Deus da Diocese de São Mateus. A celebração acontecerá às 16 horas, na Catedral Diocesana.
Frutos do nosso Seminário, Jader e João Batista desenvolvem seus estágios nas Paróquias de Ponto Belo/Mucurici e Barra de São Francisco, respectivamente.

Rezemos por estes amados irmãos, a fim de que sejam a cada dia mais fortalecidos em seu chamado.


quinta-feira, 5 de junho de 2014

Carta de Moçambique: "Não queiram ser padres com o objetivo de ficar acomodados numa paróquia"



Fonte: pom.org.br
Por Assessoria de Imprensa   
05 / Jun / 2014 08:42
Em Moçambique há três meses, padre Dilton Maria Pinto surge como exemplo de padre diocesano disponível para viver a missão nas periferias do mundo. O presbítero pertence à diocese de Guanhães (MG), porém partiu para a África pelo Projeto Além-Fronteiras entre o Regional Nordeste V (Maranhão) e a diocese de Lichinga, que desde 1998, vem enviando missionários brasileiros para Moçambique.
Ainda no período de formação padre Dilton já fazia parte do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise). Depois da ordenação seguiu animando e coordenando o Conselho Missionário Diocesano e Regional. Incentivou os grupos de Infância, Adolescência e Juventude Missionária e esteve à frente do 1º Encontro de Formação Missionária para Seminaristas (Formise) no Regional Leste 2 da CNBB. Agora desde Moçambique permanece sintonizado com sua igreja local que o enviou em Missão. Por ocasião do 4º Formise do Regional Leste 2 realizado em Belo Horizonte entre os dias 30 de maio a 1º de junho, padre Dilton escreveu uma mensagem aos seminaristas. “Não pensem e nem queiram ser padres com o objetivo de ficar acomodados numa paróquia, recluso numa casa paroquial, mas tenham a coragem de ser padres para estarem junto do povo sobretudo daqueles marginalizados que sofrem todo o tipo de discriminação. É lá onde os ‘grandes’ não vão que nós padres precisamos ser presença constante. Exemplos não nos faltam na própria Palavra de Deus”, diz um trecho da carta.
Confira a íntegra da Mensagem.
“Não ter medo de assumir o mandato de Jesus”
Meus queridos irmãos seminaristas. Muito me alegro aqui na África em saber que pelo 4º ano consecutivo o nosso Regional Leste 2 proporciona aos seminaristas a oportunidade de aprofundar a reflexão ao chamado e sobretudo ao chamado a uma vida inteiramente missionária.
Como nos diz o papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium devemos ter e ser uma Igreja “em saída” que vai ao encontro, que chegue às periferias e que não se preocupe apenas em querer ser uma Igreja de “Centro”.
Vocês são chamados ao sacerdócio ministerial, mas antes já fazem parte de um sacerdócio comum, o sacerdócio real de Cristo do qual todas as pessoas fazem parte. Ao serem chamados a exercer o sacerdócio ministerial, penso que não é um privilégio, mas um Dom, Graça de Deus que nos chama para nos colocarmos como servidores do Evangelho a vivê-lo e anunciá-lo até os confins da terra.
É preciso meus queridos seminaristas que aprendamos a olhar para além do nosso umbigo, além das janelas de nossas casas, dos muros ou cercas de nossos quintais, olhar além de nossas cidades, de nosso Estado e de nosso País. Não ter medo de assumir o mandato de Jesus: “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos”… (Mt 28, 18-20).
Não pensem e nem queiram ser padres com o objetivo de ficar acomodados numa paróquia, recluso numa casa paroquial, mas tenham a coragem de ser padres para estarem junto do povo sobretudo daqueles marginalizados que sofrem todo o tipo de discriminação.
É lá onde os “grandes” não vão que nós padres precisamos ser presença constante. Exemplos não nos faltam na própria Palavra de Deus. Deus quando quis servir-se da humanidade para colaborar na gestação de um mundo novo foi nas periferias de Jerusalém e chamou Maria pra ser a Mãe do Salvador. Jesus saiu a chamar pescadores e cobradores de impostos para estarem com ele na missão. Quando dos rejeitados pela sociedade, Jesus se aproximava, tocava-os e os acolhia gerando, inclusive, mal estar nos “grandes” daquele tempo.
Assim, eu digo a vocês, não tenham medo da missão, não tenham medo de ser padre a serviço dos irmãos. Há quase 3 meses aqui em Moçambique, na África, confesso a vocês que há mais tempo que eu tivesse me desinstalado para estar aqui com esse povo. Acredito também que o tempo não é meu mas o tempo é de Deus. Aqui estou vivendo, de fato, o meu ser missionário junto a um povo que sofre todo o tipo de exploração. Às vezes sinto-me impotente diante de tanta miséria, tanto sofrimento dessa gente. Por outro lado, alegro-me por sentir a presença de Deus na vida desse povo que se alegra ao celebrar a Eucaristia, que partilha do pouco que se tem, exemplo de solidariedade que muito nos ensina. Percebo aqui, que temos uma Igreja realmente ministerial, onde a Palavra de Deus vai se difundindo mesmo com a ausência de um Ministro ordenado. É ou não é Ação do Espírito Santo?
Concluindo, gostaria de deixar aqui mais uma fala do Papa Francisco da Evangelii Gaudium, nº 49.
Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo! Repito aqui, para toda a Igreja, aquilo que muitas vezes disse aos sacerdotes e aos leigos de Buenos Aires: Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos. Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que nos acolha, sem um horizonte de sentido e de vida.
Mais do que o temor de falhar, espero que nos mova o medo de nos encerrarmos nas estruturas que nos dão falsa proteção, nas normas que nos transformam em juízes implacáveis, nos hábitos em que nos sentimos tranquilos, enquanto lá fora há uma multidão faminta e Jesus repete-nos sem cessar: “dai-lhes vós mesmos de comer” (Mc 6,37).
Que o Espírito Santo de Deus renove em cada um de vocês o Ardor Missionário!
Pe. Dilton Pinto, presbítero da diocese de Guanhães (MG), missionário na diocese de Lichinga, norte de Moçambique- África.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Regional Leste 2 da CNBB promove Formação Missionária para Seminaristas


Imprimir
E-mail
Fonte: pom.org.br
Por Silas de Oliveira   
01 / Jun / 2014 21:05
Impulsionado pelo desejo e convite da Igreja à vivência do mandato de Jesus, o Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo) realizou entre os dias 30 de maio e 1º de junho, a IV Formação Missionária para Seminaristas (Formise). O encontro contou com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime C. Patias, IMC, que abordou o tema “Vocações para a missão em contexto de mudança de época”.
A formação reuniu na Casa das Irmãs Sacramentinas em Belo Horizonte (MG), 15 jovens do propedêutico, filosofia e teologia provenientes de 8 dioceses (Mariana, Guanhães, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Oliveira, Sete Lagoas, Guaxupé e Campanha).
Inspirados no lema “Eis-me aqui envia-me” (cf. Is 6,8), os seminaristas foram levados a refletir sobre os sinais dos tempos e suas interpelações para a missão hoje.
“Em tempos de mudanças, a missão continua a ser difícil e complexa, como no passado, e requer igualmente a coragem e a luz do Espírito Santo para discernir com sabedoria, os melhores caminhos”, explicou padre Jaime ao falar sobre algumas características da modernidade. “A fome de espiritualidade, a crise do individualismo, a globalização e uma nova visão do mundo, são alguns cenários do nosso tempo. Compreender as pessoas e a sociedade na qual se vive é condição essencial para qualquer ação evangelizadora”, afirmou para na sequência, destacar a importância de formar os futuros padres com o coração missionário conforme pede o papa Francisco.
Presente ao encontro, o bispo de Guaxupé (MG) e referencial para a missão no Regional Leste II, dom José Lanza Neto sublinhou a importância do Formise para despertar nos seminaristas o interesse pela missão. “Hoje não podem conceber um padre sem o espírito missionário e o entendimento de que a Igreja na sua natureza é missionária. A conversão pastoral e mesmo a conversão pessoal passa por este crivo”, afirmou. “Graças a Deus, o nosso Regional tem investido neste sentido. Mas precisamos caminhar mais, pois algumas dioceses ainda não despertaram. Esperamos contar com a boa vontade e a compreensão de todos. Atitude importante deve ser a dos reitores e daqueles que estão à frente da formação presbiteral, nos apoiando e valorizando este grande desejo de a Igreja ser verdadeiramente missionária”, disse.
Segundo dom José Lanza, apesar de contar com apenas 8 dioceses presentes, “este foi um dos melhores encontros realizados devido à grande interação da parte de todos”. Ele vê a necessidade de caminhar ainda mais. “O conteúdo foi excelente e o padre Jaime nos envolveu bem no espírito missionário, principalmente pelo seu jeito simples, humilde e testemunho missionário. Deus seja louvado!”
João Luiz da Silva, seminarista da arquidiocese de Mariana avaliou o Formise como um tempo de graça. Além disso, a convivência entre os seminaristas do Regional foi uma oportunidade de explicitar a comunhão entre as Igrejas particulares. “Pedimos ao bom Deus que nos ajude a viver nos nossos seminários a alegria de sermos missionários”, explicitou o jovem que agora ajudará Conselho Missionário Regional (Comire), na articulação com os seminaristas no estado de Minas Gerais.
Antônio Valdeir é da diocese de Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo. Para ele, a formação vai despertar a articulação dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comise) para ajudar os futuros presbíteros a terem um espírito missionário. “A reflexão realizada pelo padre Jaime foi importante. O tema nos ajuda a perceber os sinais de mudança no tempo atual onde devemos comunicar a Boa Nova do Evangelho, sem perder de vista, nessas mudanças o essencial: Jesus Cristo. Retornamos para as nossas dioceses com o ardor missionário renovado no ‘Ide e anunciai o Evangelho a toda criatura” disse.
Já o colega Matheus Barbosa, da diocese de Guaxupé, resumiu o estudo em três pontos: a formação, o contexto em que vivemos e a missão. “Com essa reflexão saímos com o coração animado”, enfatizou.
Comunicação Comire Leste 2.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Primeiro Congresso Americano da IAM: “Crianças e adolescentes à serviço da Missão”



O Brasil se prepara para acolher o Primeiro Congresso da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Com o tema "IAM da América a serviço da Missão" e o lema "Vocês são meus amigos" (Jo 15,14), o evento se realiza de 23 a 25 de maio em Aparecida (SP) e pretende reunir cerca de 700 responsáveis e coordenadores da IAM de toda a América. Para participar o coordenador deve ter feito pelo menos dois anos de caminho com IAM e ter 18 anos. O Brasil participa com 500 membros.

Segundo dados enviados a Fides pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil, que promovem o evento, dos 180 milhões de latino-americanos menores de 14 anos, cerca de 70 milhões vivem na pobreza e quase 30 milhões na miséria. Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), 168 milhões de crianças trabalham. Desse número, 120 milhões trabalham a tempo integral e 70 milhões estão expostos a trabalhos arriscados ou considerados perigosos. 72,6% das crianças não têm direitos e não possuem acesso a escolas ou centros de saúde. Esta situação provoca o aumento da população infantil no mercado de trabalho ilegal e a exploração infantil.

FONTE: Agência Fides - 15/05/2014

Paróquia de Ecoporanga (ES) realiza encontro de IAM

Por Gabriela Almeida

     A paróquia de Ecoporanga, diocese de São Mateus (ES) caminha com a Infância e Adolescência Missionária há alguns anos, mais deseja que mais grupos sejam criados na paróquia. Foi neste objetivo que na manhã do sábado, dia 17 de maio aconteceu à formação com 32 pessoas : Os que já têm caminhada na IAM, junto dos novos participantes, incluindo crianças, adolescentes e assessores dispostos a formar novos grupos.
   O encontro iniciou-se com uma oração missionária realizada pela paróquia. A coordenadora diocesana da Infância e Adolescência Missionária (Regina Vago) e da Juventude Missionária no estado (Gabriela Almeida), assessoraram o encontro apresentando os seguintes temas: História da IAM, Carisma, Metodologia, Cofrinho Missionário e Programa de Vida da IAM.
     Para Agda Veronica Raasch, assessora da IAM na paróquia o encontro foi especial: “Todos gostaram e admiraram muito. Estão de parabéns. Pena que o tempo foi pouco.”
     O encontro encerrou-se com agradecimentos e oração pelo I Congresso Americano da IAM que acontece na próxima semana em Aparecida (SP).

quinta-feira, 8 de maio de 2014

FELIZ DIA DAS MÃES


Diocese de Itabira reúne assessores da IAM em encontro de formação



Aconteceu nos dias 03 e 04 de maio, em João Monlevade, Diocese de Itabira, Minas Gerais, um encontro de Aprofundamento para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O encontro foi assessorado pelo padre André Luiz Negreiros, Secretário Nacional da IAM.

A formação, organizada pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), com o apoio do secretariado de pastoral, teve por objetivo motivar, aprofundar e articular a IAM na diocese. Participaram do encontro 38 pessoas de 10 paróquias.

Na oportunidade foi eleita a equipe de articulação diocesana da IAM composta por representantes das três regiões pastorais, para dar prosseguimento na articulação e formação da IAM em toda Diocese.

Sandra Bonine, da Paróquia Santo Antônio, de Coronel Fabriciano, foi eleita coordenadora diocesana da IAM. Segundo a nova coordenadora, será um tempo de esperança na diocese, “há vários grupos, mas que não estão caminhando em sintonia, agora teremos oportunidade de darmos passos e conto com a equipe de articuladores dos regionais”., declarou Sandra.

O bom êxito do encontro se deu pelo dinamismo, alegria, entusiasmo dos participantes, a sabedoria e presteza do Pe. André que esclareceu as dúvidas e motivou-os a difundir a IAM e também a presença dos candidatos ao diaconato permanente.


Para o COMIDI foi um grande passo na articulação missionária na Diocese, uma vez que esse encontro foi a concretização de um dos compromissos assumidos no último retiro missionário diocesano, além de ser um passo a mais na colaboração da Igreja local com a missão universal.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Diocese de Caratinga acolhe encontro de formação para Juventude Missionária

Fonte: pom.org.br
Por Assessoria de Imprensa   
30 / Abr / 2014 18:29
Motivados pelo apelo do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em sair dos ambientes favoráveis das reuniões e viver a missão um pouco mais além, a diocese de Caratinga (MG) acolheu, nos dias 25 e 26 de abril, o encontro da Juventude Missionária (JM), nível 1.
Motivar os jovens a iniciarem o grupo de Juventude Missionária em suas paróquias, formar e informar sobre a missão da juventude inserida nos diversos grupos existentes na diocese (Pastoral da Juventude, Ministério Jovem, Renovação Carismática Católica e Juventude Missionária), foram alguns dos objetivos do evento.
O encontro reuniu jovens de várias paróquias da diocese e iniciou com uma reflexão sobre o chamado de Samuel, que sendo jovem, assumiu a missão de Deus. Da mesma fora, a juventude hoje é convidada a responder com alegria esse chamado.

Destacando os verbos escutar, seguir e anunciar, Aparecida Alves, coordenadora do Conselho Missionário Regional (Comire) Leste 2 da CNBB, abordou o tema “Juventude e Missão”, a partir do princípio da universalidade da missão e do sentido de viver. “A Missão nos faz mais humanos e dá um sentindo verdadeiro à nossa vida”, afirmou Cida Alves.
Para dinamizar o encontro, antes de falar sobre a Juventude Missionária propriamente dita, Érica Júlia, coordenadora da JM no estado de Minas Gerais, discorreu sobre as portas da juventude e os novos sujeitos do mundo contemporâneo. Destacou as portas do prazer, da violência e das drogas, do culto ao corpo, da religião, da liberdade, do presente e do futuro e do mundo virtual que fazem parte da juventude. Falou ainda das “frestas” pelas quais a juventude de hoje vê.
Para Bruna Sthefany Gomes, 17 anos, de Piedade de Caratinga, o encontro ajudou ter outra visão de missão. “Agradeço a Deus por ter me dado essa grande oportunidade de participar desse encontro, conhecer o trabalho da Juventude Missionária e querer ser missionária mais verdadeiramente.”
Foram apresentadas as outras atividades da Obra da Propagação da Fé, (Famílias Missionárias, Grupos de Animação, Idosos e Enfermos Missionários) bem como das demais Obras Pontifícias. Ao conhecer todo o conteúdo da JM os participantes ficaram responsáveis de dar a boa notícia às suas paróquias com o desejo de implantar grupos em toda a diocese de Caratinga.
“A missão é universal. Atrás das montanhas de Minas Gerais têm o mundo inteiro que precisa ser evangelizado. Somos jovens em estado permanente de missão”, afirmou padre Júlio César de Souza Pereira, coordenador do Conselho Missionário de Caratinga. Ele estava feliz pelo êxito do encontro e animado em promover a implantação da JM nas Paróquias.
Com informações da JM em Minas Gerais.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Comina estuda orientações para articular a dimensão missionária da Igreja

Fonte: www.pom.org.br
Por Jaime C. Patias   
07 / Abr / 2014 08:00
Elaborar um guia com orientações básicas para a animação missionária da Igreja no Brasil foi o principal objetivo da 31ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina). Realizado neste final de semana, dias 04 a 06, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, o evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), bispos referenciais para a Ação Missionária nos regionais da CNBB e representantes de organismos e instituições missionárias no Brasil, membros do Comina.
“Foi um momento enriquecedor para a caminhada missionária do Brasil”, avalia dom Armando Gutiérrez, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, e bispo de Bacabal (MA). Ele destaca a participação de onze bispos referencias para a missão nos regionais. Com relação aos pontos fortes na programação, dom Armando, aponta a reflexão sobre os seminaristas uma vez que o futuro da Igreja passa pela formação dos padres. “Precisamos de presbíteros discípulos missionários”, recorda. Outro momento significativo foi “a elaboração de um referencial para unir e orientar todas as forças missionárias. Além disso, a partilha das atividades e desafios, esperanças e conquistas nos regionais deixou os participantes mais animados pela importância que a missão tem na Igreja”.
Entre os desafios, dom Armando sublinha o valor dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis) em todas as dioceses como organismos de união e articulação; a abertura das dioceses para a missão além-fronteiras e universal; e o investimento na formação e espiritualidade missionária.
Segundo a secretária executiva do Comina, Irmã Dirce Gomes da Silva, houve um avanço na construção do texto base sobre a animação missionária no Brasil. “Pelos trabalhos da Assembleia e as contribuições dos regionais e organismos percebe-se a importância de oferecer orientações mais claras para animar e articular a dimensão missionária da Igreja”. Para a secretária, o crescimento dos Comidis em todo o país, revela uma maior consciência missionária, em especial na animação e articulação. “Isso foi demonstrado pelas avaliações sobre a Assembleia onde a grande maioria achou que foi ótima. É um sinal de que os Comires e os organismos estão comprometidos com a Missão”, observa. A religiosa falou ainda dos projetos além-fronteiras no Haiti, Timor Leste e Guine Bissau, que são contribuições concretas do Brasil com a missão universal.
Os trabalhos encerraram com uma breve celebração de envio conduzida por dom Sergio Braschi, presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e presidente do Comina. “Ide com renovado entusiasmo a fim de testemunhar com alegria as maravilhas do Reino através do serviço missionário”, dizia uma parte do roteiro.
A 32ª Assembleia do Comina foi agendada para os dias 06 a 08 de março de 2015.

Assembleia do Comina debate formação missionária para seminaristas


Imprimir
E-mail
FONTE: www.pom.org.br
Por Assessoria de Imprensa   
05 / Abr / 2014 12:04
O Papa Francisco vem insistindo para colocar todas as atividades de evangelização em chave missionária. Os presbíteros são lideranças fundamentais nessa tarefa. Levando-se em consideração esse aspecto, a Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina) abriu seus trabalhos, na noite desta sexta-feira (04), com um debate sobre a formação missionária dos futuros presbíteros.
Assembleia reúne na seda das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, cerca de 50 pessoas, entre coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), bispos referenciais para a Ação Missionária nos regionais da CNBB e representantes de organismos e instituições missionárias no Brasil.
O encontro iniciou com uma missa presidida pelo secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner que motivou os participantes a partirem de Jesus Cristo. “A nossa vida é missão, a vocação da Igreja é a missão. Nós anunciamos uma pessoa, Jesus cristo, uma esperança, um horizonte, um sentimento que nasce das relações”, disse o bispo.
Ao declarar aberta a Assembleia, o presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e presidente do Comina, dom Sergio Braschi, recordou que este organismo tem por tarefa “articular todas as forças missionárias, alcançar uma maior unidade e eficácia operativa na animação e cooperação missionária. Para evitar concorrências e paralelismo, a Conferência Episcopal se serve do Comina para programar, executar e rever as principais atividades de cooperação em nível nacional”, destacou dom Sergio citando o documento sobre a Cooperação Missionária (Cooperatio Missionalis, n.12).
Formação missionária para presbíteros
Padre Jaime C. Patias, explicou a finalidade da Pontifícia União Missionária. “Educar a sensibilização missionária dos sacerdotes, dos seminaristas, dos membros dos Institutos masculinos e femininos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, e dos seus candidatos, bem como dos missionários leigos comprometidos com a missão universal” (Cooperatio Missionalis, n. 4). A Missão deve estar no coração e na vida do presbítero para que deixe transparecer em tudo a natureza missionária da Igreja numa dimensão universal.
Em seguida, os coordenadores dos Comires relataram o que cada Regional realiza com relação à formação missionária dos presbíteros. Alguns contam com o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise). A realidade apresentada sinaliza para uma maior organização e articulação do Comise nas dioceses e regionais. Considerando que no Brasil, compete aos Conselhos Missionários diocesanos e regionais (Comidi e Comire) programar as principais atividades de formação, animação e cooperação missionária, a Obra da União Missionária precisa somar forças com esses organismos também na organização dos Comises. A maior dificuldade, contudo, é chegar aos seminários que ainda não têm Comise. Os Comires podem fazer essa mediação.
Nesse sentido, o Centro Cultural Missionário (CCM) em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias e a Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, realizará no mês de julho, em Brasília (DF), a 7ª Formação Missionária para Seminaristas e Jovens Presbíteros (Formise). Além disso, alguns regionais promovem formações e experiências missionárias com seminaristas.
O principal trabalho na pauta da Assembleia é a elaboração das diretrizes para a animação missionária no Brasil. Neste sábado (05), os participantes da Assembleia, organizados os em grupos, debatem o texto base e fazem as suas contribuições.

FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

RETIRO DE SMP EM JANUÁRIA